Reajustes de aposentados é menor que correção do salário mínimo

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o total de aposentados e pensionistas é de 21,8 milhões. Desses, 8,1 milhões ganham acima de um salário mínimo (R$ 380), que a partir de março será de (R$ 412), mas o reajuste de seus benefícios é inferior ao concedido para o mínimo, devido à decisão do Governo de desvincular a política de correção das aposentadorias e do piso salarial.

Em 2007, esses 8,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS ganharam um reajuste de 3,3%, enquanto a correção do salário mínimo, no mesmo período, foi de 8,57%.

De acordo com senador Paulo Paim (PT/RS), se a política de reajustes dos segurados do INSS continuar desta forma, os aposentados poderão estar recebendo, em poucos anos, apenas o valor do mínimo, mesmo os que se aposentaram com valores maiores.

Fonte: Diap

Imprimir:
  • Imprimir
  • Enviar essa notícia por email
  • Facebook
  • TwitThis
  • Google


114 Comentários em “Reajustes de aposentados é menor que correção do salário mínimo”

  1. Doris Maria Knob  on setembro 28th, 2011

    Sinto-me injustiçada,como todos brasileiros aposentados.Trabalhei durante 46 anos,hoje com 60,resta-me amargar o que roubaram de nós,durante todos esses anos a perda foi grande.aposentei com 5,8 salarios ,hoje não passam de 3.quem vai rever essas perdas?como posso confiar nos nossos governantes se assistem de braços cruzados nosso lamento?Ficaria feliz se tomassem alguma atitude.Pose de politico,não resolve nosso caso,tem que brigar de verdade.Esse Paulo Paim que nos representa se mixa para o Pepe Vargas.Na verdade devem estar comunado,para assim esperarem nós nos conformamos,e eles recebem a glória.Decepção ,acho que esse é o termo,mas não devemos baixar a cabeça,nós contribuimos muitos anos,para termos uma aposentadoria digna na velhice.Espero que Deus olhe por nós e abra a mente e o coração dessa gente.Obrigada Doris

  2. marcia  on setembro 5th, 2011

    aposentados acordem.nunca mais votem nesse governo do pt.que so prejudicou nois aposentados.

  3. rubem truyts  on setembro 2nd, 2011

    país, rico, tem verba suficiênte para sustentar parcialmente políticos corruptos.
    Povão que se aposentaram com 01 a 12 salarios, todos pobres. O governo, roubou-lhes seus direitoa. Deu a todos eles emprestimos junto INSS, acobertados pelos proprios roubos de seus orçamentos. Dão-lhe esmolas fornecendo, remédios de graça, como se os mesmo perdessem seus direitos áquilo que dora de suas conquistas. Vavamos as ruas a Brasilia quebrar tudo em defesa de nossos direitos.

  4. Adilson Batista da Costa  on agosto 26th, 2011

    Parabens Senador PAIN, o bom se tivesse politico como o senhor que defende os mais necessitado sao poucos no senario politico, mas ainda tem politicos serio e responsavel como o senhor que defende os mais fracos. Até em fim as aposentadorias serao resgatadas o poder de compra. PARABENS PAIN. Estamos orando pelo o senhor, para que Deus continua dando saude e sabedoria para defender os mais pobres.

  5. Humberto  on agosto 22nd, 2011

    A maior discriminação hoje em nosso país, se chama aposentado. Se existe cadeia para quem faz discriminação ou sonega, acho que a lei não esta sendo cumprida. Agora pior que cadeia é aplicar a mesma regra aos aposentados políticos e lembrem-se, “Aposentado, não é escoria”.

  6. Avelino Comin  on agosto 17th, 2011

    Bom dia, quero fazer um comentário sicero e dramático, pois estão matando os aposentados que quando se aposentaram, imaginavam que podiam parar de trabalhar e viver o restinho de tempo com a vida mais trandquila. Mas este governo faz pouco caso dessas pessoas que construíram o Brasil, deram o melhor de suas vidas durante sua existência, agora não têm mais oportunidadades para ingressar ao trabalho, tendo que morrer a míngua sem poder comprar remédios que se fazem necessários no dia-a-dia para amenizar um pouco sua dor.
    Só porque esta classe de aposentados que recebem acima do mínimo só representa um terço do total dos aposentados, o governa acha que são votos insegnificantes para se ganhar uma eleição. Mas isso não é motivo para desprezar e deixar esta classe perecer sendo que contribuíram muito para receber igual de quem não contribuiu o bastante…
    Um apelo ao Senador Paulo Paim: nunco deixe de lutar em favor destes aposentados, você é uma Esperança, vamos acompanhar sempre pela suas reveindicações…

    Um abraço triste de quem já perdeu muito durante este tempo.

    Avelino Comim

  7. Joaquim Julio  on julho 12th, 2011

    O que você ganha ao colaborar para que o aposentado seja roubado em seus direitos?
    Você fica feliz ao saber que está roubando alguém?
    Você fica feliz com a impunidade? Será apenas uma satisfação de se sentir superior ao pobre aposentado, que não tem mais a quem recorrer?
    Se você representa uma instituição voltada ao social, você sabe que o povo que dela depende confia plenamente na preservação de seus direitos. Já parou para pensar que tirar algo desse povo carente é o mesmo que atacar um indefeso que confia em você? Isso é imoral!
    Não adianta criar leis para apoiar a sua roubalheira… Antes de tudo consulte a sua própria consciência! O aposentado precisa da sua ajuda (não de benesses!), para que apenas os seus direitos sejam preservados… Ou será, porque ele confia em você, que você vai proceder como ave de rapina à espreita do seu cochilo para roubar o pouco que ele tem de direito?
    Acredito no INSS como instituição… Mas existem pessoas inescrupulosas em todo lugar, inclusive ocupando altos cargos de poder sobre a população. Aliás o poder que essas pessoas têm são dados pelo povo para que elas zelem pelos seus interesses… jamais para que elas mesmas se apropriem de seus direitos!
    Ponham a mão na consciência ou, acredito e torço para o dia em que porão as mãos nas grades da prisão para contemplar o lado de fora no qual vocês poderiam estar… e pela ganância… deixaram passar!
    Deus tenha pena de suas almas!

  8. José Verissimo da Silva  on maio 28th, 2011

    Falo ao nosso governo e aos lideres de nossos país; É uma covardia o que vcs estão fazendo com os aposentados, aqueles que se aposentaram com X de salarios e agora estam com menos x…de salarios.
    Alerto a vcs que governam sem Justiça,sem misericordia e sem exatidão por não serem honesto e verdadeiros preste atenção:
    QUALQUER JUSTIFICATIVA AINDA QUE SEJA VALIDA ENFRAQUECE O CARATER… ( VCS VÃO PAGAR O PELO CHORO DOS APOSENTADOS.

  9. zacarias  on maio 19th, 2011

    me apozentei com 3 salario e meio em 95
    agora estor con dois. quero fazer revisao posso.
    na juisticia federal.

  10. Celso  on janeiro 21st, 2011

    Gostaria de saber se é permitido a aplicação de reajuste proporcional a quem se aposentou por invalidez sem paridade no serviço público em outubro de 2010. O RH do meu órgão afirma que o reajuste no meu caso não é de 6,41% e sim de 1,68. Isto é legal ou permitido?

    Celso

  11. francisco pedro da silva  on junho 3rd, 2010

    chegou a nossa hora (H) vamos a luta , vamos ao nosso cindicato se manifestar ,que eles estão muito quetos ,grite,faça um panelaço,faça sua manifestação e sua indignaçaõ dos nossoa diretos de se manifestar, vamos la seu velho que so fabe chorar ,e se lamenta que o seu dinheirinho que não rende , levanta essa bunda do sofa e va a luta ,nos somos 17 milhões de aposentados sera que falta mais alguma coisa ? o nosso presidente ainda não deu o seu parecer do nosso aumento ,se não der favoravel ,dilma não leva essa

  12. Mizael  on junho 1st, 2010

    Senhores aposentados do meu Brasil.Aqui em Ipatinga-MG, o PTzinho dançou.Faremos o mesmo com oPT no ambito nacional.

  13. zacarias  on maio 7th, 2010

    mi apozentei em 95 con 3 salario i meio. ouge estor con dois salario isto e verconhoso. quero .
    saber se posso colocar na juisticia .

  14. paulo juarez orsi  on abril 8th, 2010

    EM QUEM NÓS IREMOS VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES ?
    PARA QUE MELHORE A NOSSA STUAÇÃO. TEMOS QUE VOTAR EM BLOCO PARA TER MAIS FORÇA.
    PAULO

  15. ARNALDO SALVADOR  on março 2nd, 2010

    COMENTAR O QUE A RESPEITO !!! SÓ INDIGNAÇÃO. TEMOS QUE CLAMAR PARA A MÍDIA OLHAR UM POUCO POR NÓS, TEMOS QUE PRESSIONAR O CONGRESSO, AFINAL SÃO MILHÕES DE APOSENTADOS PASSANDO HUMILHAÇÕES E DESRESPEITO, ONDE ESTÁ A NOSSA DEFESA, NAS MEIAS, CUECAS E BOLSAS DAQUELES QUE UM DIA TERÃO SOBRE SUAS CABEÇAS A LEI DIVINA.
    O QUE FAZ REALMENTE OS DEPUTADOS E SENADORES FAZEM POR NÓS. FICAM O TEMPO TODO SE DEFENDENDO DE ACUSAÇÕES. É UMA VERGONHA, E NÓS VAMOS VOTAR, VAMOS CUMPRIR COM NOSSO DEVER DE CIDADÃO, VOTAR EM QUEM, PARA QUE, QUAL O GRAU DE SATISFAÇÃO DO NOSSO POVO NA CLASSE POLÍTICA NOS ULTIMOS 20 ANOS? FAÇAM A ENQUETE.

  16. Maridalva barrros dos santos  on fevereiro 5th, 2010

    Olá gostaria de saber se os sálarios dos políticos aposentados que ganham muitooooo mais que um sálario minimo também diminuiam com o passar dos anos ?
    Será? Isso é um absurdo, responsável por este tipo de revisão se empenhe melhor para que se faça valer o cargo lhe concedido.Eu paguei toda minha vida inss de 2 salários me aposentei com os 2 salários hoje recebo praticamente o minimo, sou uma mãe de familia professora aposentada e preciso usufruir um pouco a minha velhice como?Trabalhei me empenhei o bastante para dá educaçao aos filhos de vocês e e assim que me agradecem,peço que nos deem uma resposta positiva não só a mim mais a todos os aposentados como eu .

  17. gomes  on janeiro 19th, 2010

    esse presidente ele e overdadeiro demonio eu e muitos aposentados estamos cada veis mais encurralado espremido massacrado judiado esse diabo traiu todos os aposentado que ganha assima do minimo o nosso representante corre atras do nossos reajuste e avinculaçao do mesmo reajuste do minimo para nois ai vem esse verdadeiro demonio que traiu todos nois aposentados e dirruba o nosso beneficio que e direito nosso afinal de conta elegemos um presidente comfiano nas suas promessas caimos numa armadilha colocamos no poder um verdadeiro demonio mais deus e grande ele vai nos ajuda e tira esse pesigidor dos aposentados do poder ou mudar a mente desse corvadi eu acho que ele nuca foi pobre e trabalhador e sonhador em gou noi que lutou tato e sonhamos em ter uma aposentadoria digina e agora estamos sendo assautado todas veis que o salario minimo sobe agora eu pesso por favor para o senado inteiro luta todos junto para vincular o mesmo reajuste do minimo para o aposentado que ganha acima do minimo consegindo esse beneficio ja esta de bom tamanho para nois aposentados assi impede que nois seja robado toda veis que ossalario sobe porfavor. porf.porf.

  18. rejane  on janeiro 13th, 2010

    me aposentei com 3,5 salários minimos e ganho somente um pouco mais de um salario

  19. Osvaldo Nunes Faria  on janeiro 11th, 2010

    Presados colegas, estava na cara que o Presidente Lula, cometeria essa traiçao, pois os projetos que ampara os Aposentados, e’ de autoria de um Senador do PT, Paulo Paim, e o Pres. Lula nao deu a minima para atender o Senador do seu Partido. Ficou bem claro que todos sao farinha do mesmo saco, apenas armaram um cirquinho para enganar os fieis guerreiros do Presidente Lula, guerreiros estes que os colocou no poder por dois mandatos, para depois receber em troca, toda essa trairagem. Presidente Lula, nao estamos pedindo esmolas, apenas exigindo os nossos direitos que foram roubados pelo seu antecessor fhc, e o peor e que o senhor declarou que si eleito, logo no primeiro ano, extirparia este cancer. Porem fez exatamente o contrario, conviveu com este mal, durante sete anos, sem nada fazer.**** Presidente Lula, ainda ha tempo de consertar este erro.****

  20. Carlos  on janeiro 11th, 2010

    Caro,eleitoral, boa tarde, o que estão fazendo com os aposentados é um desrespeito a nossa nação,os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, então vamos se unir em uma só vós e ajudar os aposentados que passaram a vida toda contribuindo por esse direito e quando chega o dia dele desfruta desse beneficio é uma vergonha mal dá pra pagar seus rémedios.
    O mais burro sonos nós que quando chega a eleição votamos nessas pessoas que se dizem do bem, mais Deus tá vendo tudo, enganamos os homens mais a Deus não enganam, vamos todos prestar conta com Ele.

  21. Osvaldo Nunes Faria  on janeiro 10th, 2010

    Ilmo Sr. Presidente Lula, V.Excia pensa que enganou os Aposentados, reunindo uma corja de Rapozas famintas com a finalidade de parecer verdade tudo que os politicos vestidos de cordeiro aparentemente estavam nos defendendo. Citando como exemplo, Arnaldo Faria de Sa, Candido Vacareza, inclusive o proprio Paulo Paim, pois tudo que parecia, era apenas fachada para enganar mais uma vez os Aposentados. Presidente nao substime a força dos velhinhos, pois em outubro eremos dar o troco a altura da traiçao que V.Excia esta cometendo contra os Aposentados

  22. zoraide  on dezembro 18th, 2009

    Se o sálario de quem ganha mais que um e contribuiu,não é por falta de luta do senador Paim.É por que as pessoas que ganham tanto como deputados e governadores pensam que a vida aqui na terra é eterna.Dura para sempre.Não sabem que a humanidade toda nasce com os dias contados,senão ele pensariam:a vida é passageira,porque então não deixar estes velhinhos que tanto contribuiram melhor?

  23. ROBERTO SANTOS FREITAS  on dezembro 1st, 2009

    Não adianta brigar somente pela extinção do fator previdenciário, pois ele é apenas mais uma das maldades contra os aposentados. Para se ter uma idéia, a correção do salário igual ao teto de jul/2004 (582,86), para chegar na Renda Mensal Inicial (RMI) em janeiro de 2008, dava exatamente R$ 2.505,06, sendo que o teto da época era R$ 2.894,28, ou seja, os aposentados tem duas reduções para chegar na RMI. Na arrancada roubaram quase quatrocentos reais (15,54%), depois ainda aplicam o maldito FP reduzindo mais de 30%, e o infeliz que contribuiu iludido pelo teto por 35 anos para receber 10 salários mínimos, tem seu valor calculado por um teto que é menos de 25% dos 10 SM, a sobre isso ainda tem uma redução de 45%. Não se iludam aqueles que pretendem votar ainda no PT e no PSDB, todos os deputados daqueles partidos estão “fechadinhos” com os seus líderes. Mesmo os que ainda estão longe de se aposentarem, um dia passarão pelo que os aposentados estão passando hoje, LEMBREM DISSO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO!!!

  24. JORGE DA SILVA BARRETO  on novembro 27th, 2009

    A SOLUÇÃO ATUAL DESTE PAIS SERIA.

    PRESIDENTE DA REPUBLICA DO BRASIL- SENADOR PAULO PAIN

    VISSE PRESIDENTE SENADOR MARIO COUTO

    MINISTRO DA SAÚDE SENADOR MÃO SANTA

    A NATA EM TRANSPARENCIA ATUAL DESTE PAIS.

  25. Luiz Carlos  on novembro 27th, 2009

    Será que os mebros do governo aposentados sofrem este mesmo problema ? Segundo o nosso presidente , um reajuste decente para aos aposentados acarretaria em um rombo nos cofres publicos, mas tem dinheiro suficiente para emprestar ao FMI , bancar regalias dos parlamentares que considero um afronto a classe trabalhadora deste país e ao cidadão em geral. Quantas aposentadorias nosso presidente possui e quel seria os seus valores?

  26. Lucimar Santana da Cruz  on novembro 11th, 2009

    NO TEXTO ACIMA, FAVOR DISCONSIDERAR ESSTE TÓPICO, FOI REPETIDO:
    (alimentação saudável, pagar a sua luz, seu telefone, ou seja, se manter. É agora, o que os Governantes pretendem fazer com todos os “velhos” que antes tinham condições de se auto manter sem “ajuda” dos órgãos Governamentais? Os “velhos” aposentados não estão pedindo esmola para ninguém, eles só querem o que é de direito, viver dignamente. Eles já foram jovens, deram muito de si a este País).

  27. Lucimar Santana da Cruz  on novembro 11th, 2009

    O Brasil, segundo as estatísticas será um País de “velhos” e “velhos” sobrevivem de suas aposentadorias porque muito já não tem forças para continuar trabalhando, outros, o mercado de trabalho se fechou porque são “velhos”. O salário do aposentado se achata a cada ano, dentro de poucos anos, os que recebiam acima de um salário mínimo estarão grande parte dos “velhos,” ganhando um salário mínimo. Quando ele se aposentou tinha condições de comprar os seus remédios, tiver uma alimentação saudável, pagar a sua luz, seu telefone, ou seja, se manter. É agora, o que os Governantes pretendem fazer com todos os “velhos” que antes tinham condições de se auto manter sem “ajuda” dos órgãos Governamentais? Os “velhos” aposentados não estão pedindo esmola para ninguém, eles só querem o que é de direito, viver dignamente. Eles já foram jovens, deram muito de si a este País.alimentação saudável, pagar a sua luz, seu telefone, ou seja, se manter. É agora, o que os Governantes pretendem fazer com todos os “velhos” que antes tinham condições de se auto manter sem “ajuda” dos órgãos Governamentais? Os “velhos” aposentados não estão pedindo esmola para ninguém, eles só querem o que é de direito, viver dignamente. Eles já foram jovens, deram muito de si a este País.
    Aposentados vamos nos unir, nós não queremos esmolas. Eu sou aposentada desde 2002 e sinto na pele toda essa injustiça.

  28. Walter  on novembro 9th, 2009

    É incrívelmente absurda a lógica matemática nos cálculos da correção dos benefícios maior que o mínimo. Apesar da inflação sob controle, o mercado se ajusta a cada ano ao novo salário mínimo, compensando o reajuste dado pelo governo. Vários ítens que o benefício maior que o mínimo proporciona hoje ao aposentado, a cada ano é retirado. O critério de correção que dá ao mínimo um ganho real a cada ano, possibilitando a aquisição de mais ítens da cesta-básica, retira o poder de compra daquele que ganha mais que mínimo. Resumindo: Se quem ganha o mínimo se alegra porque pode aumentar seu poder de compra a cada ano, os que ganham mais perdem a capacidade até de preservar o acesso a diversos ítens a cada ano.
    É uma política de correção perversa que no popular – “vestem um Santo, desvestindo outro”. O q

  29. Mansan  on novembro 8th, 2009

    Comentar pra que, se o Lula chefe dos ladrões não esta nem ai com os pobres aposentados.

  30. Dalmar  on novembro 6th, 2009

    Senhores que dizem dirigir este País: oque os senhores têm do lado direito do peito? Coração ou pedra? Deus…acreditam n´Ele? Êle não faz parte do jogo mas é o Maior Juiz do planeta. Que estão fazendo com os pobres aposentados? Eles já foram jovens, deram muito de si a este País, agora são tratados como verdadeiros…não sei que nome dar, talvez os senhores saibam.
    ACORDEM! SEJAM MENOS “AMBICIOSOS” e deem melhores condições de vida a esta gente tão sofrida!

  31. Roldão Morelli Mollo  on outubro 12th, 2009

    Sou aposentado desde 1991 até esta data sempre recolhi sobre o teto até 1988 20 salarios e apos até 1991 sobre 10 salarios minimos entrei com processo contra o INSS,(buraco negro)pelos pagamentos a menor e outros do INSS, ganhei em todas as estancias somente perdi no Supremo Tribunal Federal por decisão politica, esta foi a informação dada pelo advogado do Sindicato dos Aposentados de Campinas, (Dra Isabel).
    Gostaria de saber o que devo fazer para receber meus direitos.
    Roldão Morelli Mollo

  32. FIRMO  on setembro 22nd, 2009

    me aposentei com quase dois salários mínimos pelo inss e hoje só recebo um salário mínimo do inss.

  33. Armindo Nardes  on setembro 19th, 2009

    Lembro muito bém, quando o Candidato Lula fazia sua Campanha, ele dizia: Se eleito, vou acabar com o Fator Previdenciário, inventado pelo incompetente Fernando Henrique. Os aposentados, terão que ganhar de acordo eles pagáram, se pagaram sobre 10 salários, vai receber 10. Se pagaram sobre oito, vai receber oito salários. Agora, depois de se eleger e reeleger, esquece do que prometeu. E veja que é verdade. É injusto agente pagar com tanta dificuldade sobre oito salários, com a promessa de receber oito salário, e no ato da aposentadoria, vém estes corruptos e rouba o nosso direito que conquistamos com grande sacrifício. Já posso entender que quanto mais estes políticos prometedores, são os que mais fázem injustiça com os póbres. É vivendo e aprendendo. Mas as eleições estão se aproximando, e só na hora de votar, nois aposentados e aqueles que estão sentindo as injustiças que os Governantes e Parlamentares estão fazendo contra nóis, vão receber o trôco que eles merecem.
    Pense nisso!

  34. Armindo Nardes  on setembro 19th, 2009

    Estes políticos são engraçados, pra não dizer desgraçados!
    Quando eu pagava ao INSS, não se falava em tempo de vida, falava-se quanto teria que pagar para ter direito a uma aposentadoria digna. Nois Aposentados pagamos.
    Agora vem estes pucha-saco de Governo, achando que os aposentados já ganham o suficiente que é um valor acima da inflação.
    Não é isso que queremos, queremos é que respeitem os nossos direitos. Pois para isso pagamos ao INSS para ganhar o valor estipulado por êle. Não estamos pedindo nada á nenhum pucha-saco de Governo não. O presidente Lula que falava tanto de Fernado Henrique, hôje está nos tratando como se fôssemos uns imbecís, que não subéssemos que o Governo e demais políticos estão nos tratando como os aposentados tivéssem mendigando aquilo que eles não tenha direito.
    Eu só quero ver nas próximas eleições se eeles terão coragém de falar em voto com os aposentados e seus familiares. Só assim êles vão saber que não somos idiotas.

  35. Alcides Fernando da Silveira  on setembro 1st, 2009

    O senador Mário Couto (PSDB-PA) protestou nesta terça-feira (1º) contra a humilhação que o governo vem impondo aos aposentados brasileiros. Ele disse que o Senado merece os aplausos de todos os brasileiros, por ter sido implacável na luta pelos direitos dos aposentados, mas afirmou estar decepcionado por não ter conseguido ainda mostrar alguma conquista palpável.

    Mário Couto disse que o governo trata os aposentados como se não fossem seres humanos e “brinca com a situação deprimente” em que se encontram. Ele reclamou das várias promessas não cumpridas por ministros, feitas durante as negociações em torno das propostas do senador Paulo Paim (PT-RS) para ajustar as aposentadorias de acordo com o índice do salário mínimo.

    - Sentei com aquele ministro, que não gosto nem de dizer o nome. Eu já até sonho com ele e vejo o bigodinho do Hitler na cara dele. Bárbaro, perverso, incompetente. Eu não ataco ninguém. Eu estou aqui defendendo uma classe que o presidente Lula massacra. O que o Lula tem contra essa classe social, meu Deus do céu? – indagou.

    Na avaliação do senador, a Câmara dos Deputados vai fazer um substitutivo às propostas de Paim e aprovar “com este aumento miserável que deram”. Para Couto, a solução para o problema dos aposentados é ser mais radical. Ele sugeriu que os aposentados subam a rampa do Palácio do Planalto e fiquem lá até que o presidente resolva o problema.
    - Morrer em casa? Vamos morrer na rampa para que o Lula pise nos cadáveres. É o que ele deseja. A conclusão a que eu chego é que o Lula é o carrasco dos aposentados brasileiros – afirmou.Da Redação / Agência Senado

  36. Maria Cabral  on agosto 26th, 2009

    Presidente Lula, queremos respeito e consideração por sermos trabalhadores dignos e merecedores.Por favor, precisamos de um aumento decente, para que possámos nos manter, ir a médicos, comprar remédios, poder passear, fazer turismo, etc…
    Precisamos recuperar nosso poder de compra, pelo menos,o básico necessário.
    Votamos e acreditamos, que o sindicalista pobre ” Luiz Inácio Lula Da Silva”, sabendo como viviam as famílias menos privilegiadas, que passavam fome, que não tinham como estudar e que passavam por várias outras necessidades, faria muita coisa por nós.
    Bem sei, que o presidente não pode fazer milagres e que já fez muitas coisas, mas esperamos mais, ficamos tristes quando vimos a dissiparidade dos ganhos de deputados, senadores, desembargadores, juizes.Os devaneos,a corrupção, os empregos arranjados, os absurdos que tem acontecido na câmara e no senado,(vergonha nacional), também queremos empregos, bons salários, concursos sérios(sem entrada por indicação de padrinhos políticos),etc…
    Admiro seu trabalho, a maneira como tenta conduzir a divulgação do Brasil em outros países,e a abertura dos mercados internacionais.
    Votei no PT, mas sinceramente, não esperava que tantos espaços fossem abertos, mas o problema está aqui(internamente o Brasil precisa mais) o povo brasileiro ainda está esquecido, não adianta só criar MP/leis, elas precisam ser acompanhadas, e munitoradas, porque sempre existe o jeitinho brasileiro, criado na maioria das vezes por políticos mal acostumados.
    Presidente, agora está sendo votado o índice(percentual) de aumento para os aposentados, que ganham mais de um salário mínimo, por favor, merecemos um índice melhor, com certeza ajudamos a manter a previdência, por longos anos de nossas vidas, inclusive o senhor sabe bem disso, pois também contribuiu.Mas nem todos, seremos presidente, governadores, senadores, deputados, para que nossas aposentadorias sejam boas.
    Pense nos menos favorecidos, que nem só de políticos vive nosso país, que nas eleições o povo brasileiro, desde o mais simples até o todo poderoso empresário, dá seu voto, que soma da mesma maneira, na hora da contagem dos votos, para eleger alguém.
    Esperamos mais, ainda tem muita gente sem emprego, passando fome, dormindo embaixo de pontes.

    26/08/2009

  37. welliton luiz de morais  on agosto 25th, 2009

    so so vou dizer fora cachorradas…….e uma vergonha seu lula votei todas eleição no pt e agora esta decepição que foi que aconteceu virou pro lado deles ta nadano no dinheiro que adiantou aquele choro chorou chorou seu fingido.

  38. jovelina pereira  on agosto 22nd, 2009

    e uma vergonha o que esta acontecendo com os aposentados defasados entra ano e sai ano e as promesas não são cumprida se o lula vivese do salario da aposentadoria dele ele estaria do lado dos aposentados mas lutando pelos seus direitos mas osalario dele não esta defasado e se estivese ele ja teria aprovado um aumento correto mas oaumento dos aposentados ele não aprova crie vergonha na cara de prometer e não cumprir suas promesas de campanha em 2010 tem eleição e os aposentados votam e seus familiares tambem vamos mostrar nossa indigninação o esses puliticos que se aproveitam dos seus eleitores para embolsar um gordo salario por mes para em quanto os aposentados que comtribuiram para o crescimentodo paise lula de o aumento correto e sua obrigação devolver a o que e deles por direito não enteresa se a previdencia tem condição ou não esse aumento e dos aposentados e ninguem tem direito de tirar

  39. maria  on agosto 20th, 2009

    Os aposentados que trabalharam a vida toda e pagaram suas contribuições para se aposentar melhor,pagando 3 salÁRIOS OU MAIS E NO FINAL QUANDO RECEBE DO GOVERNO É TIRADO AQUILO QUE ELE CONTRIBUI E PASSANDO A RECEBER UM SALÁRIO MINÍMO E AUQELES QUE QUASE NÃO CONTRIBUIRAM RECEBE O MESMO VALOR,VERGONHOSO E HUMILHANTE O QUE NOSSOS GOVERNANTES FAZEM COM AS PESSSOAS QUE SEMPRE PAGAM POR DIERITO E NO FINAL NÃO RECEBEM,REALMENTE É MUITO DESCASSO DOS NOSSOS GOVERNATES.

  40. Alcides Fernando da Silveira  on agosto 16th, 2009

    Acreditamos, que os Deputados de bom senso, irão sensibilizar-se com os aposentados que ganham acima do salário mínimo e recuperar tudo que perderam durante, pelo menos, nestes últimos anos.

  41. DANIEL MARCOS  on agosto 9th, 2009

    O NOSSO PRESIDENTE JA´FOI OPERARIO.JA PENSOU SE ELE NAO ERA .A URNA OS APOSENTADOS VAI DA O TROCO.VAMOS SE UNIDOS QUE VENCEREMOS.VAMOS DAR A MAÕ.

  42. EDGAR CARVALHO  on agosto 4th, 2009

    PAULO PAIM
    PARABÉNS!!! PRECISAMOS DE HOMEM COMO VOCÊ NA PRESIDENCIA.
    NÓS APOSENTADO SOMOS GRATO PELO SEU APOÍO.
    LUTE PARA TODOS QUE GANHA ACIMA DO MINIMO TENHA UM REAJUSTE SÓ E NÃO COMO LULA QUER DÁ O AUMENTO PELA QUANTIDADE DE SÁLARIO QUE A PESSOA GANHA. OBRIGADO!!!
    EDGAR CARVALHO MATIAS

  43. Edgar Carvalho  on julho 30th, 2009

    LULA, COMO ACREDITEI NAS SUAS PROMESSAS!!! ACHEI QUE VC CUMPRIRIA SUA PALAVRA COM OS APOSENTADOS. ISTO É,ANTES DE SER PRESIDENTE PROMETE TUDO. DEPOÍS QUE CHEGA LÁ SE TRANSFORMA.SE VC ESTIVESSE COMO METALURGICO RALANDO COMO NOS VELHOS TEMPOS E ESTIVESSE PRESTE A SE APOSENTAR VC IA GOSTAR SE O PRESIDENTE DA REPUBLICA DESSE O AUMENTO REAL DO SALÁRIO COMO ESTAMOS REINVINDICANDO E AS PERDAS QUE É GRANDE. “OS TEMPOS MUDARAM NÃO FOI LULA” TANTAS PROMESSAS PARA CHEGAR LÁ E QUANDO CHEGA… “QUE DECEPÇÃO” QUE VOTO PERDIDO QUE TE DEI.

  44. claudio martínez ribeiro  on julho 29th, 2009

    e pensar que um dia votei nesse lula que besteira que fiz

  45. josé vieira  on julho 24th, 2009

    Retificando, Nobre Senador Paulo Paim, se estes projetos passar ou não passar, não esqueça de se candidatar á Presidência da República, quando houver oportunidade.
    Vossa excelência terá com o apoio da nossa família e familiares por volta de 40 milhões de votos.
    No Senado o projeto já passou, agora depende dos deputados. Este por sua vez que se cuidem porque não terão nossos votos.

  46. josé vieira  on julho 24th, 2009

    quero parabenizar o nobre Senador Paulo Paim . Agora so depende dos Deputados ,não vamos esquecer dos que estão votando contra a correção ,pois as eleições estão proximas. somos hoje por volta de 8,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. Nobre senador Paulo Paim, talvez um dos poucos políticos que realmente trabalham pelo bem dos aposentados. Pena que não conta com a maioria dos parlamentares brasileiros.
    Me aposentei em 1996 , com 7 minimos e hoje ganho , apenas 3,5 .
    Senador Paulo Paim,se estes projetos não passar não esqueça de se candidatar á Presidência da República, quando houver oportunidade.
    Vossa excelência terá com o apoio da nossa família e familiares por volta de 40 milhões de votos.
    No Senado o projeto já passou, agora depende dos deputados. Este por sua vez que se cuidem porque não terão nossos votos.

  47. carlos dos santos souza  on julho 24th, 2009

    sou motorista de coletivo aposentado, e vejo que no andar da carruagem qualquer dia eu entro na fila do banco nao para receber e sim para pagar, que castigo.

  48. jotonia da silva  on julho 19th, 2009

    Alô sr. Presidente da república, vamos respeitar os aposentados e pensionistas pois precisamos de um tratamento digno os hospitais (Saúde Publica) nem pensar. Agora o direito que foi pago por todos nós , não é levado em consideração. Temos direito adquirido , porque não receber o mesmo reajuste do sálario , coloque a mão na consciência e pense amanhã o senhor será um aposentado.É o mais importante um político.

  49. aracelly costa cavalcanti  on julho 9th, 2009

    Esse lula aí , para mim só fez besteira .Tá na hora de sair daí (aliás, tá passando da hora).Não consertou os erros dos outros, só somou mais erros. Ativou a famigerada e desgraçada lei 41, que só desgraçou a vida dos trabalhadores .Hoje ,se o trabalhador precisar de se aposentar, tem que rezar primeiro , pois aposentadoria no brasil depois que lula assumiu o poder significa ACELERAR O PROCESSO DE MORTE. aposentadoria = MORTE. Se vc quer morrer , APOSENTE e morrerá de fome.lula lula lula lula tome JEITO! Faça um bonito aí.SER PRESIDENTE NÃO É SER PALHAÇO NÃO.TEM QUE GOVERNAR COM DIGNIDADE , COM RESPEITO PARA PODER SER RESPEITADO.RESPEITE OS APOSENTADOS.VC TAMBÉM É APOSENTADO.

  50. sebastiao sergio silva  on julho 4th, 2009

    vai dar com as formigas quem rouba os aposentados

  51. jailson de souza costa  on junho 23rd, 2009

    esse presidente lulu e uma vergonha para o povo brasileiro da um aumento pequeno ao aposentado, pode esperar senhor lula a eleção em 2010 vai ter a resposta todo o PT corrupto todos eles veram a voz do povo de Deus

    Deus não falha Deusssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  52. Antonio Adelino Pina Furtado  on junho 23rd, 2009

    Senhores cidadãos brasileiros e aposentados como eu que ganham acima de um salário mínimo. Os senhores concordariam que os nossos atrasados relativos as injustiças e as inconstitucionalidades praticadas sobre os nossos benefícios fossem pagas em 05 (cinco) anos evidentemente após atualizarem nossos benefícios? Não seria prudente o nosso governo propor uma medida dessas? Gostaria de obter resposta a minha indagação.

  53. Antonio Carlos de Barros  on junho 14th, 2009

    É muio desagradável o que acontece no Brasil.OS PAIS TEM A OBRIGAÇAÃO DE DAR A FAMÍLIA UMA VIDA DIGNA.Fui aposentado por invalidez em 2002 com 3.5 pissos salarial.Infelizmente hoje estou com 2.5 pisos R$1.067,00, esse prejuíso me custa : Diminuição na alimentação,vestuário, lazer.Precisei vender o carro que era um fusquinha 69, desligar o telefone e internet que para digitar isto precisei gastar uns reais na LANHOUSE.

    O que podemos esperar de nosso governo e sua equipe? NAS PRÓXIMA ELEIÇÕES EM QUEM VAMOS ACREDITAR? SABEM MEUS AMIGOS O QUE DEVEMOS FAZER? CRIAR VENGONHA NA CARA E NÃO VOTAR PARA NENHUM SAGADO DESTE BRASIL!!!! Infelizmente!!!!

  54. Roberto Tiburcio  on junho 14th, 2009

    Nem adianta comentários, só somos vistos na hora das eleições. POUCA VERGONHA!!!!! ISTO É BRASIL!!!!!

    OS BURROS SOMOS NÓS MESMOS QUE EMPULEIRAMOS OS MARAJÁS INESCRUPULOSOS PARA COMANDAR A NAÇÃO. INFELIZMENTE!!!!!!

  55. Nilton Martins De Souza  on junho 8th, 2009

    Olha gente eu fico ate com vergonha de dizer quanto eu ganho o que eu admiro e que o Sr. Lula tem dinheiro para emprestar ao FMI p/ aumentar bossa familia p/ aumentar o seguro desemprego p/ passear com a premeira dama e nao tem p/ da um reajusto digno p/ gente.08/06/2009

  56. Martha Castro  on maio 28th, 2009

    Até quando?
    Dinheiro pra farra de vocês sobra, né?
    É uma vergonha!

  57. João  on maio 25th, 2009

    RJ 23 05 09

    Embora Lula afirmando ser “chique” emprestar dinheiro ao FMI, pouco se dá conta o quanto é ridículo afirmar que não há verba para aumento decente dos aposentados.

    Marolinha, só no 1º bidê.

  58. SONIA MEIRI  on maio 18th, 2009

    Estamos torcendo e feliz por saber que temos pessoas conscientes da grande injustiça e vergonha p/nosso Brazil, essa correção dos Salários dos Aposentados que está defazendo a cada reajuste do Salário Minimo….minha nossa de onde veio esses indices loucos aplicados heimmmm…vamos lá pessoal acordar!!!!!!!!Votem p/um reajuste justo…..

  59. Caspio Giglio  on maio 17th, 2009

    Meus comprimentos ao nobre Senador Paulo Paim . Agora so depende dos Deputados ,não vamos esquecer dos que estão votando contra a correção ,pois as eleições estão proximas .Me aposentei em 1997 , com 8 minimos e hoje ganho , apenas 3,5 . Caspio Giglio-Guarapari-ES .

  60. Maria  on maio 16th, 2009

    Só tenho uma coisa a dizer,falta Deus no coração desse presidente…DESUMANO!!! ANTE CRISTÂO!!!Traidor!!!

  61. Rubens Janes  on maio 16th, 2009

    Descupem, onde escrevi compulsório leia-se “consignado”. Obrigado!

  62. Rubens Janes  on maio 14th, 2009

    O comentário do sr. José Soares vem a calhar. Se pensarmos melhor podemos notar que empréstimo compulsório não resolve problema nenhum, pois se ele existe é exatamente porque o salário do aposentado está totalmente defazado em virtude da NÃO aplicação do mesmo índice de reajuste dado ao salário mínimo, que, diga-se de passagem já é irrisório. A única coisa que o empréstimo compulsório faz é aumentar o lucro dos bancos. Dos aposentados ainda é tirado mais um pouco para o pagamento dos juros.

  63. José Soares  on maio 14th, 2009

    Aposentei-me em 1991 e estou recebendo, em salários mínimos, 50% do que recebia do INSS no inicio do meu benefício. O projeto do senador Paulo Paim vem para corrigir essa violência cometida pelos governos ao longo desses anos.O atual Governo do “jovem” aposentado Lula, alega que o desembolso para correção das aposentadorias acima de um SM seria de “bilhões de Reais” e afetaria os cofres da Nação, esquecem propositadamente os doutores dos cálculos matemáticos, que os aposentados iriam ter um final de vida mais tranquilo e gastariam movimentando a economia nacional, o que resultaria no retorno de grande parte do dinheiro em impostos para os cofres da Nação. Não seria melhor e mais honesto do que aumentar o valor do empréstimo consignado com essa mesma finalidade, como foi alardeado pelo “nosso” Presidente?

  64. joserodrigues  on maio 7th, 2009

    É deveras lamentável o que estão fazendo com aqueles que como eu, demos mais de 35 anos de trabalho e agora recebemos do INSS o tal “BENEFÍCIO????” que não dá para cobrir nossas despesas com a nossa manutenção. às vezes sinto até vergonha de ser brasileiro. Justamente eu, que sempre achei que esse país ia dar certo. Felismente ainda temos homens honestos como o Sen. Paulo Pain que está na luta em favor dos aposentados. (Tenho 81 anos de idade e minha esposa 76). Tivemos que cancelar nosso Plano de Saúde devido ao grande aumento da mensalidade. Agora temos que enfrentar as longas filas do SUS pelas madrugadas, para nossos tratamentos de saude, com consultas médicas e exames marcados para daí a 30 – 40 e até 50 dias após.; Que Deus abençoe o Sen. Paulo Pain (NOSSO FUTURO PRESIDENTE DA REPÚBLICA), que continue na luta em favor dos aposentados.

  65. Marcio  on maio 5th, 2009

    O pior é que a discrepancia salarial é absurdamente visivel; alguns setores conseguem um aumento dentro da lei, e outros não. Como pode isso??? A distancia do salario minimo em relação a alguns salarios neste Pais é absurda! Imagina compararmos também com os salarios dos aposentados do INSS???
    Texto simples, para uma leitura simples.
    Conforme alguns dizem, cada aposentado possui familiares, amigos etc, imagina computar os votos destes para uma proxima eleição?

  66. Rubens Janes  on maio 5th, 2009

    Já fiz um comentário, mas aqui vai outro: Comecei a trabalhar aos 12 anos e meio de idade e a partir dos 17 anos comecei a recolher para a Previdência. Bem, aposentei-me aos 35 anos e 47 dias de contribuição devidamente comprovada, na época recebia pouco mais de 8 salários mínimos (SM da época R$ 112,00). Continuei trabalhando e recolhendo ao INSS sobre o teto, conforme a lei durante mais 11 anos e atualmente recebo pouco menos de R$ 2.000,00 que significa em torno de pouco mais de 4 salários mínimos. Aí então pergunto, depois de contribuir durante 46 anos de recolhimento junto ao INSS, tendo me aposentado com 8 sm é justo receber hoje pouco mais de 4?. A continuar dessa maneira, logo estarei recebendo apenas 1 salário mínimo. Acredito que é isso mesmo que o governo do PT quer, pois assim estará implantando no País o socialismo (leia-se comunismo), já que a meta desse partido, assim como outros que lhe dão apoio e copiar o tipo de governo que infelizmente está se alastrando pela América Latina e também Cuba. Agora cabe a nós eleitores a decisão: nos calaremos e deixamos as coisas como estão, ou daremos o troco nas próximas eleições? Quero salientar que nem todos os parlamentares são ruins; Veja o caso do nobre senador Paulo Paim, talvéz um dos poucos políticos que realmente trabalham pelo bem dos aposentados. Pena que não conta com a maioria dos parlamentares brasileiros.
    Em tempo: Segundo estimativas, somos em torno de 8,1 milhões de aposentados que recebem acima do piso salárial, multiplique por 4 votos em cada família e teremos em torno de 32 milhões de votos contra essa turma que está contra nós aposentados.

  67. paula silva  on maio 3rd, 2009

    Esses governantes são trairas.

  68. José Luiz da Silveira Ballock  on maio 1st, 2009

    Parabéns Paulo Paim, que Deus o proteja.
    Porque é uma situação desagradável, termos contribuido tanto tempo, trabalhando anos fio e contribuindo anos para aposentar e ver o poder aquisitivo ir caindo, a decadencia chegando, a saude se esvaindo, porque o estado não consegue atender a demanda, a educação se deteriorando, porque o estado também não tem estrutura para atender as necessidades dos aposentados e que nos resta é o dinheiro da aposentadoria, para pelo menos manter um certo padrão cultural, somente Deus, Pai das Luzes, Senhor dos Exércitos é que não deixa acontecer coisa pior com a gente.
    Abraços,
    Jose Luiz da Silveira Ballock

  69. GIL  on abril 29th, 2009

    Caro “BURROS´´ aposentados, quando chega a hora da campanha politica voçes acreditam até em cegonha, trabalhei em 4 empresas até me aposentar e não vi um sindicalista que preste de qualidade moral, agora ve se criam vergonha na cara na hora do voto e não se iludam com programas de TV politico bonitos se não vamos ficar tomando pau até o resto de nossas vidas, assim como esse Barbudo Nogento que voçes acreditaram na urna.

  70. josé rodrigues  on abril 28th, 2009

    Lula e sua equipe são os traidores da classe trabalhadora e aposentados

  71. josé rodrigues  on abril 28th, 2009

    e sua equipe são os traidores da classe trabalhadora e aposentados

  72. Rubens Janes  on abril 24th, 2009

    Discordo plenamente do sr. Maurilo Barbosa Resende em seu comentário de 22 de janeiro de 2009. Caro Maurilo, V.Sa. por certo não entende o mínimo de como funciona o Congresso Nacional, basta ver a barbaridade comentada. Se V.Sa. não entende nada, então não perca tempo escrevendo tanta besteira. vou lembrá-lo de uma coisa; não é apenas um à votar, seja a favor ou contra; no caso dos senadores o voto se dará no Senado e no caso dos deputados a votação é na Câmara dos Deputados. Veja então que o nobre senador PAULO PAIM está fazendo a parte dele, sosinho não consegue resolver o nosso problema, então V.Sa. precisa pressionar os deputados, pois está parado na Câmara dos Deputados, certamente esperando a ordem do sr. Lula, aguardando o momento oportuno, isto é quando tiver certeza que não passará referido projeto. Caso o projeto seja devidamente aprovado, deverá ser encaminhado ao Presidente da República que por via de regra, certamente o vetará e ai será devolvido para que o congresso aceite ou rejeite o veto. Aí Sr. Maurilo será outra briga feia para se resolver. Então, o nobre Senador Paulo Paim não deve levar a fama atribuida por V. Sa., pois ele está fazendo a parte que lhe cabe. Daqui pra frente caberá aos nobres deputados colocar em votação o projeto que não beneficiará os aposentados, pois apenas resultará na recuperação de tudo o que foi perdido em todos estes anos de desgoverno brasileiro.

  73. samuel  on abril 22nd, 2009

    Este governo(Lula) está conseguindo ULTRAPASSAR e muito, as mazelas de que tanto acusou aos governos anteriores.
    Sempre lutei com muito afinco pelo PT…; hoje estou decepcionado…; “Política” neste País parece sinônimo de doença epidemiológica, contagiou até o meu PT minha derradeira esperança; só me resta lastimar, tamanha traição…; será que todos os petistas rasgaram, pisaram e enxovalharam seus princípios…?; Lula, Vicentinho, Mercadante, Suplici, Chinaglia, Cardoso, etc. etc. etc.; o que é isso companheiros???; eu juntamente com a maioria dos companheiros aposentados lutamos muito por voces, nas décadas de 70/80/90, e é isso que nós recebemos em paga?(5,92%); gostaria de saber como estes “companheiros” se sentem ao colocarem a cabeça em seus travesseiros?!?!?!; LAMENTÁVEL!

  74. Bibiana  on abril 16th, 2009

    Seu Lula ja que tem tanto dinheiro sobrando para emprestar ao FMI porque voce nao aproveita e paga as precatorias que o governo deve vergonhosamente a anos a muita gente.

  75. Gelsio Moretti  on abril 15th, 2009

    Senador Paulo Pain, os aposentados deste pais agradecem e esperam com muita ansiedade a recuperação do valor dos salários defasados, devido essa politica injusta que vem sendo aplicada para reajustar os salarios dos aposentados. Não é possível que o Presidente Lula, que também já foi assalariado, não seja sensibilizado com um assunto tão importante como esse, visto que poderia evitar que os milhões de aposentados deste pais passe para a classe dos miseráveis.

  76. Senezio Gomes  on abril 15th, 2009

    Acho que uma das conquistas dos aposentados e dos que vierem a se aposentar no futuro, como eu por exemplo, é a extinção dessa lástima de fator previdenciário. Criado pelos tucanos e que com certeza serve somente pra angustiar quem almeja uma vida mais digna na velhice. Que todos os partidos políticos e até o governo, inclusive o próprio partido que criou esse tal “fator”, pense mais nos brasileiros e vejam que o Brasil não vive bem, se seus cidadãos (sobretudo os idosos) não viverem com dignidade. E parabéns ao deputado Paim.

  77. Lucia Lemos  on março 13th, 2009

    Me aposentei proporcionalmente ( fui demitida das telecomunicações) em 2003 e recebia 4 salarios mínimos (já aplicado o famigerado fator previdenciário).Hoje além do “roubo” que é o fator, engulo o sapo que o congresso me enfia goela abaixo. Recebo apenas 2 salários.O problema que que sempre minha contribuição foi sobre 8 salários. Isso é roubo. Consegui a duras penas arranjar um emprego . Mas só de carteira assinada. Resultado: tem mais 5 anos que continuo contribuindo pra previdência. Se continuar a perder vou ter de arrumar mais um emprego. Haja saúde….

  78. Elenilda  on março 5th, 2009

    sou pensionista e me aposentei em janeiro de 2001 com 2 salarios e meio e hoje ganho apenas um salário e menos de meio. Presidente Lula parece que você nunca foi pobre, e não sabe a dificuldade para se sobreviver cm uma miséria de salário desse. Quando você voltar a comer farinha com café vai lembrar o que está fazendo conosco.

  79. José Raimundo da Cunha ( ZECA )  on fevereiro 28th, 2009

    Parabéns senador Paulo Paim, o trabalhador do setor privado precisa de politicos como o senhor que esta atento ‘a nossa velhice, que tal uma intervenção no INSS, e o governo devolver todo o dinheiro que ele deve a nossa Previdência, e não renegociar e nem perdoar as dividas das prefeituras e empresas de politicos e empresas públicas? Na minha opinião o melhor presidente que o Brasil teve chama-se ITAMAR FRANCO, sou conterrâneo do TANCREDO, sou muito mais ITAMAR (não fica no murro)

  80. Sandra regina nunes coelho  on fevereiro 27th, 2009

    Nós que elegemos LULA temos que termos CUIDADO para não errarmos novamente .LULA LÁ………………volta FERNANDO HENRIQUE VOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLTTTTTTAAAAAAAAAAA.

  81. YACY SOUZA DERZI  on fevereiro 27th, 2009

    É lamentável a situação dos aposentados, especialmente os que trabalharam 30 anos ou 35 anos, percebendo um salário capaz de manter a sua sobrevivência, e agora na condição de aposentados sentem-se com sua dignidade ferida pelos representantes do povo que se encontram no poder e não lutam para que tenhamos uma aposentadoria digna, capaz de atender as nossas necessidades básicas.Nós aposentados precisamos que o governo reavalie a atual situação dos aposentados, visto que a perda salarial X benefício está cada vez mais distante da realidade, cujos valores estão defasados frente ao mísero valor que nos é atribuido,não reconhecendo que o atual estado como APOSENTADOS é o momento que mais precisamos para compra de alimentos e remédios. Presidente Lula, reveja a nossa situação! Não nos dê castigos com a defazagem de nosso mísero “quinhão” que hoje é um estado de penüria que nos encontramos…Nos trate como PESSOAS que lutaram sempre por um Brasil melhor. Queremos envelhecer nesse país que tanto amamos com maior respeito e DIGNIDADE!!!

  82. Geraldo Sacramento  on fevereiro 24th, 2009

    Só tem um jeito os aposentados pedir aos donos de televisão para cobrar toda hora dos Deputados a Votação dos projetos do nosso interesse. Pois de outro jeito não vai.

  83. Geraldo Sacramento  on fevereiro 24th, 2009

    Vamos pedir ao ]Congresso Nacional uma CPI da Previdencia Social, para ver a onde estar a verdade.

  84. elimar cardoso filho  on fevereiro 24th, 2009

    Com relação as variações de ajustes de aposentadoria, o que vemos é que os idosos(supondo estes), cada vez caminham para as drogarias e se afastam dos supermercados.

  85. maria de lourdes meneghini  on fevereiro 20th, 2009

    fico mui triste ! será que aposentado ,não come ,não toma remedio?é agora que chega a hora de tomar-mos remedios para ter uma velhisse digna?que adianta pagar uma contribuição maior e depois cada ano que passa vem diminuindo os proventos sserá que so mpoliticos que comem e pode viver ? e nos ? so queremos que é justo sem roubo ,isso é uma vergonha nacional! eu fico irritada ai tenho que tomar mais antdepressivo vai mais remedios! esse aumento não da nem pra comprar um metro de barbante para se enforcar ,mas meu marido diz que ele queria pelo menos para uma corda!!!para ela não quebrar ele pagou sobre 20( vinte) salarios ,permetido na epoca e agora nãoganha nem 5(cinco) eu estava confiante na proposta do senador Pain ,sera que ele não conseguio?gostaria de ter mais detalhes ! o que mais intrestesse e´saber que o ex presidente Fernando Henrique Cardoso se preocupa em liberar drogas ao invez de procurar melhoria para os aposentados !!!! nos estamos abandonados e nos é que trabalhamos para este pais !!!!

  86. Mizael Bonifácio de Almeida  on fevereiro 18th, 2009

    SENHORES LEITORES: FAÇAM E-MAILS PARA OS DEPUTADOS ESTAMOS NAS MÃOS DELES. FORÇA APOSENTADOS.COBREM OS PROJETOS DO SENADOR PAIM.

  87. Mizael Bonifácio de Almeida  on fevereiro 18th, 2009

    Onde estão os defensores dos aposentados:Força Sindical,cut e outros bichos?Fizeram o acôrdo com o governo Lulinha, beneficiando somente os que ganham o salário Mínimo. E nós dançamos.Lembrem-se, esta cachorrada iniciou com o FHC , o Lulinha e Ptzinhos da Silva estão dando continuidade.Somente dando o grito e pressionando os deputados conseguiremos alguma coisa.O senado já fez a parte deles.Estão do nosso lado com certeza.

  88. dorivaldo franscico  on fevereiro 17th, 2009

    quando os aposentados quizer mudar e mandar esses aproveitadores pra baixa da egua é so usar o que tem em mãos são oito milhões e duzentos mil aposentados que qanham mais de um salario de miseria os caras de pau qie estão la numa boa ganham mais de 200.000,00 por mes sem falar na robalheira e os castelos de 25.000.000 as vacas de 3.000.000,00 os cartões corporativos que em janeiro o senhor presidentede 9 dedos e sua cambada gastaram 8.000.000,00 levando em conta que cada aposentado tem em sua casa a esposa e dois filhos soma 4 votos multiplicado por 8.000.200.000 perfaz um total de votos de quase 33.000.000 de votos e isso é o bastante para derrubar qualquer bolsa familia e essa corja de bandidos que estão la no congresso que so tem leis pra reajustar os salarios deles peço a todos que tem interece em derrubar esse desgoverno é so repassar esses numeros que citei 8.000.0200.000 X 4 são mais de 32.000.000 oas amigos e mostrar a realidade fazer faixas e cartazes mostrando esse numeros que eles vão se cagar de medo

  89. Edilma Aparecida  on fevereiro 17th, 2009

    SABE QUANDO ESSA DESIGUALDADE VAI PARAR, QUANDO OS APOSENTADOS E FAMILIARES SE REUNIREM PRA COBRAR OS DIREITOS, NESSE PAIS DE CORRUPITOS ELES SÓ PENSAM NELES. SR. PRESIDENTE O SENHOR SÓ GANHOU ELEIÇAO PQ ESTA PAGANDO A BOLSA FAMILIA E DEIXANDO MUITA GENTE COM PREGUISA; MAIS LEMBRE-SE SE NÃO FOSSE POLITICO E DEPENDESSE DE SUA APOSENTADORIA ESTARIA PASSANDO PELO MESMO. LEMBRE-SE O MUNDO GIRA: QUANDO NÃO PAGAMOS AQUI, PAGAMOS DO OUTRO LADO, E NÃO ADIANTA APELAR PRA DEUS POIS ELE NÃO É INJUSTO COMO VCS

  90. valeria braga  on fevereiro 15th, 2009

    Nao sou aposentada, mas meu pai é. Fico muito triste ao ler todos esses depoimentos, pois parece ser o que me espera! Sinto a indignação dessas pessoas, o sentimento de injustiça em cada palavra. Será que tem que ser assim mesmo? Será que acelerar o crescimento é esquecer quem construiu esse pais ate agora? Que preço é esse, Meu Deus!

  91. rubens aluvei  on fevereiro 14th, 2009

    trabalhei 35 anos para me aposentar dignamente e agora o governo (LULA ROUBOU METADE DO MEU GANHO)para fazer com esse dinheiro campanha eleitoral; enquanto ele dá para quem nunca trabalhou tira de quem cumpriu religiosamente com o combinado ou seja….pagar trinta e cinco anos dentro das regras e depois na hora do governo cumprir a sua parte, ele desvia o dinheiro para quem nunca comtribuiu, apenas com o intuito de se reeleger o meu salario esta servindo de cabo eleitoral para o pt q m.

  92. Júlio Maria Pinto  on fevereiro 14th, 2009

    Eh triste ver a desfaçatez dos políticos que decidem a sorte de quase 200 milhões de brasileiros.A começar pelo “grande Pinóquio”, que a cada dia, “sobe” nas pesquisas “Mandrakianas”. Vamos falar sério, quem acredita que esse falastrão tem tanto prestígio, também acredita em Saci Pererê,Papai Noel,Político honesto e outras idiotices mais.
    Dizer que não tem dinheiro para corrigir as aposentadorias
    acima de um salário mínimo, é subestimar e humilhar uma classe que só fez, trabalhar, trabalhar e contribuir com o que lhe era imposto, para adquirir o direito que agora lhe é negado.É muita insensatez,prepotência e, eu ia dizer honestidade, mas essa palavra não existe no dicionário desses usurpadores da Nação.
    Uma pergunta, será que vai faltar dinheiro para o PAC?(programa de apoio a candidata)Stela,a ladra,sequestradora,homicida e queridinha do Pinóquio???

  93. marcio silva toledo  on fevereiro 13th, 2009

    Cadê o Presidente dos trabalhadores,futuros aposentados?Chega de arrochar essa classe sofrida. Está na hora de alguem acordar esse Zé Marola pois toda hora que ele toma uma cachacinha,só fala bobagem.

  94. luzia  on fevereiro 12th, 2009

    mais um aumento vergonhoso. Mas em 2010 daremos a resposta
    nas urnas.
    O Lula nao está nem aí para os aposentados, porque a aposentadoria dele é pra dar de gorgeta, se é que dá.
    Sinto-me prejudicado, pois eu ganhava mais de 3 salarios mininos e hoje estou empatando com o minimo.
    Pergunto: entrar em qual justiça contra o INSS. Já fui procurar a Federal e disseram que eu só poderia entrar com tal processo se fosse apos 94. Pode ??como minha aposentadoria foi em 92, dancei.

  95. josé amilton garcia  on fevereiro 11th, 2009

    pra´quem se acha prejudicado ,entre na justiça ,contra o inss,é o unico jeito

  96. Valdomiro da Silva  on fevereiro 10th, 2009

    Gostaria de saber porque que na campanha para a reeleição o então candidato a reeleição Sr. Presidente Lula ao ser questionado por uma aposentada se o reajuste para quem ganha assima do salario minimo seria o mesmo indise do minimo e a resposta do então candidato que seria, porem apos a reelaição a promessa não foi comprida, por que.

  97. silvia  on fevereiro 8th, 2009

    Aposentados vamos anular nossos votos nas proximas eleições. Vote nulo.
    Não ajude a eleger aquele que vai te prejudicar amanhã. Vamos dar as mãos e vamos anular nossos votos. Os aposentados unidos jamais serão vencidos! Mais 8.1 milhões de votos de aposentados q recebem acima de um salario vão fazer diferença.

  98. silvia  on fevereiro 8th, 2009

    Infelizmente, nós, não temos o poder de fazer com q os politicos que estão no governo e q votam contra um reajuste digno p/ os aposentados q recebem mais de um salario mudarem de idéia.
    A única resposta tem e deve ser na urna. Os escolhidos por nós e que estão lá, não visam nossos interesses, pois nos acham peso morto.
    E lembrando sempre que, quem recebe mais de um salario é pq tbm contribuiu para a previdencia acima de um salario minimo.
    O meio de demostrar a nossa insatisfação é nas urnas em 2010. Boicotar os senadores, os deputados que são contra os aposentados. Dinheiro pra aumentar o deles não falta.
    O meu representante no senado, Senador Renato Casagrande, não está nem ai para os aposentados que o elegeram aqui no estado do Espirito Santo, não se ouve nem falar o nome dele. O homem sumiu, desapareceu mais quem sabe em 2010 ele aparece?!

  99. Francisco Soares Barbosa  on fevereiro 7th, 2009

    Sr. Presidende:

    Quando ainda candidato, disse que aumento diferenciado para aposentados era uma inustiça, quando questionado pelo reporter que dizia candidato segundo alegação não há recursos para da o mesmo percentual aos aposentados que ganha acima do minimo,e o sr. rapiamente respondeu ai é falata de copetencia, e agora o que falata?

  100. REGIELLE ANDRADE  on fevereiro 5th, 2009

    LULA !!!!!1 DESCONFIA ,CHEGA DE LERO LERO.o BRASIL TÁ CHEIO DE POBRE E NÃO TROUXA.Aposentado também vota e com certeza saberá votar na próxima eleição!!!

  101. kesia  on fevereiro 5th, 2009

    Amigos. Calma. É só reciocinar que vc logo entende.
    Se reajustar o nosso salário(nós que ganhamos mais de um salário mínimo) como o Governo vai dar os reajustes aos nossos políticos que é colossal, sempre bem acima da inflação, do índice do reaj do salário mínomo, sempre…
    bem acima de td? ? ? E como vai sobrar pra outras manobras como auxílio aluguel, paletó, carro, avião ? ?? etc e etc ? ??? e no final, amigos, eles vão roubar daqui e dali…. como ? ? ?
    Dá pra entender agora ?? ?
    bj
    Kesia

  102. CRISTINA M R BENEVIDES  on fevereiro 3rd, 2009

    Já era tempo de pensar nos aposentados que contribuíram com maior valor em dinheiro para a Previdência Social.

    É um absurdo o que vem acontecendo, ou seja, quem contribui menos tem direito a mais, e o inverso é verdadeiro.

    Nós que trabalhamos ganhando mais que um salário mínimo “encheu os bolsos” da Previdência Social e IR. Se continuar desta forma não demora e nós estaremos ganhando igual ao salário mínimo. Aí é deslealdade exigir que se desconte 10 ou 11% dos salários dos trabalhadores que ganham acima do salário mínimo. Neste caso deveria TAMBÉM SER PROPORCIONAL O DESCONTO DE QUEM GANHA MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO, OU SEJA: SE TIVERMOS 6,22% DE REAJUSTE, ESTE PERCENTUAL DEVERIA SER APLICADO EM QUEM GANHA MAIS QUE O SALÁRIO MÍNIMO E ESTÁ NA ATIVA. QUE IDÉIA!!!? QUER DIZER: QUEM CONTRIBUI MAIS, GANHA MENOS? A PREVIDÊNCIA TEM DINHEIRO SIM, E NOSSO. QUEM DESVIOU PARA OUTRAS COISAS E ROUBOU QUE SE VIRE. MAS NÓS, POVO BRASILEIRO, CUMPRIMOS NOSSOS DEVERES COM A NOSSA PREVIDÊNCIA SOCIAL E RECEITA FEDERAL.

    SÓ ESTOU ESPERANDO O QUE ELES IRÃO RESOLVER.

    AGORA, PRESIDENTE LULA, DIZER QUE O SENHOR TEM 70% DA APROVAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É UM GRANDE EQUÍVOCO. ESTA EMPRESA QUE FEZ ESTE LEVANTAMENTO DE IBOPE DEVE ESTAR CEGA. IRÔNICO, PARA NÃO DIZER MENTIROSO. E LEMBREM-SE, OS IDOSOS ESTARÃO NAS URNAS TAMBÉM. O POVO BRASILEIRO APRENDEU COM O GOVERNO CIVIL DESDE SARNEY. APRENDEMOS A SER GENTE E NÃO BONECOS QUE SE ENGANA COM POUCO.

    E POR FALAR NISTO, COM A POSSE DE BARACK OBAMA OBSERVEI QUE A ESTÁTUA DA JUSTIÇA DOS EUA, ESTÁ COM A BALANÇA/LIBRA DA EQÜIDADE EM UMA DAS MÃOS E COM OS OLHOS DESVENDADOS E NOSSA ESTÁTUA NO STF ESTÁ DA MESMA FORMA, SENDO QUE OS OLHOS VENDADOS. POR FAVOR, DESVENDEM OS “OLHOS” DA JUSTIÇA!

  103. Elza Rodrigues  on janeiro 31st, 2009

    E o reajuste p/aposentados que ganham mais de 1 salário minimo? Esse senador Paulo Paim, só fala, fala… e não resolve nada. É mais um ladrão da corja do presidente.

  104. Jurandir Arruda Says  on janeiro 30th, 2009

    Jurandir Arruda 30/01/2009 acho que a associação dos aposentados deveria fundar o{PA} partido dos aposentados, assim nos poderiamos eleger nossos legitimos representantes e mostrar a força que temos, nos unindo com nossos filhos,filhas,noras,genro e netos DEUS A DE DAR A ESSES SANGUESSUGA O CASTIGO QUE MERECE. E o que estão nos tirando, que DEUS lhes de em DOBROoooooooo

  105. joão paulo dutra  on janeiro 30th, 2009

    Senador PAIN…PEÇO QUE ENVIE NOTICIAS DO ANDAMENTO QUE BENEFICIA OS APOSENTADO DO PAIS QUE GANHAM ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO…OBRIGADO…

  106. almir jose da silva  on janeiro 25th, 2009

    Queria dormir e só acordar quando essa quadrilha, cujo o presidente é lula, estivessem fora do governo do meu pais. Lembro ainda, que muitos dos aposentados que hoje sofrem o descaso deste governo, são os que incentivaram, lutaram, fundaram o pt e ajudaram a eleger o chefe da quadrilha.

  107. maurilo barbosa rezende  on janeiro 22nd, 2009

    Acho que o Senador Paulo Paim deixa muito a desejar. Fala em correção das aposentadorias, mas seu projeto anda a “passos de tartaruga”. Lamento. O Senhor Senador deveria investir no seu futuro, que é a velhice. A proposta do Senador, é como se deixasse um farto banquete protegido por bolha de vidro, mostrando aos famigerados da etiópia que alimentação existe, só não tem o direito de tocar e nem de saciar a sua fome. Tudo é política.

  108. wilde de souza  on janeiro 9th, 2009

    hora o gov. inventa bolsa familia certo?. certo não errado porque? pq essa bolsa familia não nada mais do que um cabo eleitoral do gov. qual a finalidade da bolsa familia matar fome? não ganhar votos..essa boa familia é deixa rombo nos caixas. alem de ser mal usada.. aqui minha cidade Natal_rn …minha mulher recebe sem merecer receber..pois a mesma trabalha carteira assinada ganha mais que o salario comercial e com mais a minha aposentadoria de 561.00 reais…e alem do mais nunca foi usada em benficio das crianças. ela usa em beneficio dela gasta com ela..eu que arco com tudo..compro roupa.calçado.pago o aluguel de casa. energia.. e a bolssa familia para as crianças não faz sentido nenhum.pois eles não desfrutam desse beneficio..pois como falei dia de pagamento do meu beneficio de aposentado é um bocado de papudinho o cartão de bolsa familia na mão..quando recebem vão direto para o boteco e gastam naquele mesmo dia…todo mês a mesma coisa..então essa bola familia não tem sentido de existir..hora dinheiro facil..facilde se gastar…agora nós aposentados que suamos anos e anos nos negam esse direito que é de direito nosso…pois é bolsa familia é palanque eleitora somenrte isso nada mais o gov. não é bonzinho ele estar dando com uma mão para receber com a outra…mais JESUS estar por vir cuidado a mão de DEUS pesa tenho até pena…nada mais reflita gov.

  109. jose carlos dias rozena  on janeiro 7th, 2009

    para bens deputado paulo paim por suas atitudes.continua senpre asim por que e o unico deputado que defende os apozsntados.me aponzentei em 2005 c/42 anos de contribuiçãoja c/5 salario minimo ja estou C/3 sal e meio jose carlos RJ

  110. jose walder correa xavier  on dezembro 29th, 2008

    quero parabenizar o senador Paulo Pain por ser este um dos poucos politicos que sempre esta na defesa dos aposentados.Espero que ele sirva de exemplo para outros que nao se animam nem a dar as caras na hora de apoiar a aqueles que trabalharam toda uma vida e hoje nao passam de uns mendigos da previdencia.

  111. Antonio Adelino Pina Furtado  on dezembro 23rd, 2008

    A insensatez que reina na Câmara dos Deputados em especial ao seu presidente Arlindo Chinaglia (PT) faz com que o reajuste dos aposentados que ganham acima de um salário mínimo não seja aprovado. É mais uma prova sincronizada entre os dois presidentes , um do nosso pais e o outro da Câmara dos deputados “êles não querem essa aprovação”. De que adiantou a Câmara do Senado aprovar os projetos do Senador Paulo Renato Paim e essa matéria não tem a mínima importância dos dois presidentes acima citados?

  112. paula s. silva  on dezembro 20th, 2008

    Não entendo qual é o prazer de fazer tantas maldades com quem fez tanto por esse nosso paí. Todos nós chegaremos lá. Dirigentes do nosso país: RESPEITEM OS APOSENTADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  113. elza de melo rodrigues  on dezembro 14th, 2008

    Aposentei-me no ano de 1994 com 7 salários. Hoje não recebo nem 3 salários. É um absurdo. Se não roubassem tanto, dava pra pagar um salário decente aos aposentados.É só criarem vergonha na cara. Parabens Sr. Senador Paulo Pains.

  114. aloisio magno dos santos  on novembro 27th, 2008

    Aposentei-me no ano de l991 com 6,5 salários minimos. Hoje me encontro com 3 (treis) salários. PARABENS SR SENADOR PAULO PAINS.


Deixe um comentário

É necessário fazer o login para deixar um comentário.