22/10/2018

Sindicato defende ampliação da representação dos trabalhadores no Conselho do CSE

A direção do SINTUFSC manifesta sua preocupação com os rumos tomados em relação ao processo que alterou a correlação de forças no Conselho de Unidade do Centro Sócio Econômico (CSE-UFSC) após ser aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (CUn) em novembro do ano passado. Na época o relator recomendou a aprovação do aumento de um para três o número de representantes dos trabalhadores técnico-administrativos em Educação lotados naquela unidade de ensino junto ao Conselho, atendendo aos 29 trabalhadores que protocolaram o pedido na oportunidade. Pela solicitação aprovada os professores passaram a contar com 22 representantes, os alunos ficaram com cinco e os técnicos com três representantes.

O que ocorreu é que o relator modificou seu entendimento após apreciar recurso que está sendo questionado pelos trabalhadores lotados naquele Centro de Ensino da Universidade por ter sido apresentado de forma extemporânea, seis meses após a aprovação do primeiro parecer pelo CUn, quando o prazo estipulado em regimento é de dez dias, e mesmo assim ter sido admitido. O segundo parecer foi aprovado com maioria de votos em sessão realizada no final do mês de setembro passado.

O assunto deve passar novamente por apreciação do CUn, desta feita através  do recurso movido pelo presidente do Conselho de Unidade contra a recente decisão dos conselheiros voltando atrás. “Esperamos que os conselheiros avaliem com tranquilidade o assunto e garantam a manutenção das três vagas aos trabalhadores, legitimamente conduzidos para esta importante instância deliberativa”, destacou Celso Ramos Martins, da Coordenação Geral do SINTUFSC. Para o diretor do sindicato, a ampliação do grau de representatividade dos trabalhadores contribui para reforçar a democracia interna na UFSC.

Clique aqui e confira parte do primeiro parecer do relator

Clique aqui e e confira parte do segundo parecer do relator

Outras notícias

Eu sou a UFSC

almiro

Almiro Geraldo Albino

Na biblioteca setorial do HU trabalha Almiro Geraldo Albino, conhecido como Miro. O trabalhador, nascido em Florianópolis e morador do bairro Rio V + Mais

Vida nova na UFSC

renata

Renata Janh Werlich Coelho

Nascida em Florianópolis e criada em São José, Renata Janh Werlich Coelho, 26 anos, é funcionária da UFSC há cerca de dois anos e meio. Atualmen + Mais
Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi