03/10/2018

Em dia de paralisação, trabalhadores fazem protesto na UFSC

Na manhã desta quarta-feira (3/10) os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC realizaram um ato público em frente ao prédio da Reitoria da Universidade, como parte da manifestação do Dia Nacional de Paralisação. O SINTUFSC montou uma tenda para reunir a categoria e conversar sobre os rumos da luta sindical e a conjuntura eleitoral do País. A iniciativa faz parte do calendário de lutas da Federação dos sindicatos de trabalhadores das universidades públicas (Fasubra) para reforçar o movimento contra os ataques dos órgãos de controle e a favor do reposicionamento dos aposentados.

Em sua fala, o coordenador geral do SINTUFSC, Celso Ramos Martins, relembrou a luta que vem sendo feita para tentar reverter a retirada de direitos dos trabalhadores do setor público, lamentando a falta de avanços na defesa dos direitos dos aposentados, que foram prejudicados há 13 anos quando da implantação do Plano de Carreira (PCCTAE) da categoria. “Os salários do Executivo são os mais baixos do três poderes, temos gente com 35 anos no setor público numa situação lamentável. Pedimos equiparação na questão salarial incluindo os benefícios, como creche, alimentação e plano de saúde, e nada disso avança. Nem mesmo data base conseguimos definir para a categoria”, lamentou.