25/07/2018

Sindicato pede sessão aberta e presença no CUn em julgamento de recurso

Há um mês a direção do SINTUFSC encaminhou ofício à administração central da UFSC com um pedido para que a sessão do Conselho Universitário (CUn) seja aberta no julgamento do recurso no caso de reprovação em estágio probatório de uma trabalhadora técnico-administrativa filiada à entidade. Além disso, o sindicato solicitou a participação da Coordenação do sindicato e da Comissão de trabalhadores na sessão que for deliberar sobre o recurso. A categoria vem acompanhando com atenção o processo, por considerar que as regras em vigor acabam prejudicando os trabalhadores que ingressam na carreira.

No documento encaminhado à Reitoria, a direção ressalta o interesse de toda a categoria dos técnicos-administrativos em Educação no caso e a repercussão do processo de estágio probatório da trabalhadora ameaçada de exoneração. O processo vem recebendo acompanhamento sistemático da Coordenação Geral do sindicato e também da comissão de representantes da categoria, eleitos em assembleia e que vêm participando das reuniões de negociação, inclusive com o reitor da Universidade.

A entidade solicitou que o Conselho Universitário convide os representantes da direção do sindicato e representantes da comissão de acompanhamento com o objetivo de oferecer subsídios para a tomada de decisão dos membros do CUn, instância máxima de deliberação no âmbito da Universidade. Desde o mês passado o sindicato vem fazendo uma campanha com vistas a reverter a decisão recomendada pela comissão de avaliação do estágio probatório da trabalhadora. Ela  acabou reprovada por uma nota quatro centésimos abaixo do mínimo exigido pelas regras em vigor, estabelecidas por uma resolução de 1994 e que é alvo de críticas por parte dos trabalhadores e pelo sindicato da categoria.

Clique aqui e confira a íntegra do ofício encaminhado à administração