20/06/2018

Trabalhadores voltam a se reunir em defesa dos serviços públicos

Nesta quarta-feira (20/6) os trabalhadores técnico administrativos da UFSC voltaram a se reunir para conversar sobre os ataques aos serviços públicos no País, como a aprovação da Emenda Constitucional 95, que congelou por 20 anos os investimentos públicos em saúde e educação. Foi o segundo dia da Jornada de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos, chamada durante a última plenária nacional da Fasubra, a federação dos sindicatos de trabalhadores das universidades públicas do País. Desta vez o ponto de encontro para a vigília foi o hall da Reitoria da Universidade, enquanto ontem os trabalhadores estiveram na frente do ambulatório do Hospital Universitário.

O coordenador geral do SINTUFSC, Celso Ramos Martins, ressaltou em sua fala que a entidade se empenhou na divulgação da Jornada de Lutas chamando a categoria para engrossar o movimento. Foram produzidos e distribuídos mais de 1.500 panfletos, além do carro de som passando pelo campus, mensagens pelas redes sociais e na página do sindicato na Internet. “Enfrentamos dificuldades para conquistar os corações e mentes das pessoas, mas não vamos desistir da luta em defesa dos trabalhadores”, afirmou o coordenador.

A manifestação foi também no sentido de acompanhar os desdobramentos do julgamento sobre a data base dos servidores públicos, a ser feito em Brasília pelos ministros do Supremo Tribunal Federal nesta quarta. Embora prevista expressamente na Constituição Federal, a data base com revisão anual da remuneração dos trabalhadores do setor público não é observada pelo Governo tanto no plano federal quanto em muitos estados e municípios do País.