15/06/2018

Campanha questiona critérios do estágio probatório da UFSC

Esta semana o SINTUFSC estampou num dos painéis na sede da entidade uma mensagem de apoio e solidariedade à trabalhadora técnico administrativa da UFSC ameaçada de exoneração por ter seu relatório de avaliação no estágio probatório reprovado. Na última semana o reitor pro tempore Ubaldo César Balthazar decidiu encaminhar o processo para o Conselho Universitário. A trabalhadora foi reprovada por uma nota quatro centésimos abaixo do mínimo exigido pelas regras em vigor na Universidade, estabelecidas por uma resolução de 1994 e que é alvo de críticas por parte dos trabalhadores e pelo sindicato da categoria.

Diante das mudanças na realidade da instituição, a própria administração central da UFSC admite a necessidade de rever as regras de 24 anos atrás, mas segue aplicando a norma enquanto a proposta de uma nova resolução não é colocada em consulta pública. Existe consenso de que é preciso mudar as regras, criticadas pelos trabalhadores que reclamam da inexistência de instância recursal propriamente dita, o que contraria o princípio da ampla defesa e do contraditório previsto na Constituição de 1988.

Em assembleia realizada no início da semana, os trabalhadores discutiram mais uma vez o caso, quando decidiram a estratégia o convencimento dos membros do CUn. Além do outdoor na sede da entidade os trabalhadores pretendem também fazer uma vigília na sessão do Conselho em que for colocado o processo para deliberação.

 Painel na sede do sindicato manifesta solidariedade à trabalhadora

Painel na sede do sindicato manifesta solidariedade à trabalhadora

 

Outras notícias

Eu sou a UFSC

otavio

Otávio Pereira

Otávio Pereira, 49 anos, é natural de Florianópolis, nascido e criado no Morro da Descoberta.Teve uma infância de muita dificuldade. Irmão mais n + Mais

Vida nova na UFSC

caroline

Caroline Vidal Cabezas

Caroline Vidal Cabezas reside em Florianópolis há dez anos. Nasceu e passou a infância em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a cerca de um ano t + Mais
Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi