30/05/2018

Reunião avalia impactos da paralisação dos caminhoneiros

Em reunião durante a tarde desta quarta-feira (30/5), os integrantes do Comitê Emergencial criado pela administração da UFSC decidiram fazer sexta (1°/6) uma nova avaliação do quadro para confirmar o reinício das aulas na próxima segunda (4/6). O comitê foi montado para acompanhar os reflexos da greve dos caminhoneiros no cotidiano da Universidade, que teve as aulas suspensas esta semana. A Universidade divulgou uma nota (clique aqui) sobre os encaminhamentos da reunião de hoje e o comitê fará o mesmo logo após a avaliação a ser feita na sexta-feira depois do feriado, quando não haverá expediente na Universidade.

O representante do SINTUFSC no comitê, Cláudio Roberto Silvano, destacou a preocupação da entidade com a dificuldade dos técnicos em se deslocar até o campus em virtude da precariedade do transporte coletivo, uma vez que a maior parte da categoria utiliza ônibus como meio de ir ao trabalho, e cobrou uma posição da administração quanto à cobrança por parte de algumas chefias em relação aos trabalhadores. Segundo ele, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carla Búrigo, observou que a orientação é para que seja utilizado o bom-senso e reforçou que os trabalhadores têm amparo legal para  o abono de faltas em situações como esta.

O sindicato encaminhou na terça-feira o nome de Silvano para representar a direção da entidade no comitê. Inicialmente, ele observou em sua fala a importância da participação dos servidores técnicos-administrativos em Educação em todas as comissões e comitês que digam respeito à comunidade acadêmica. Segundo ele, o chefe de gabinete da Reitoria, Áureo Moraes, desculpou-se em nome da administração, dizendo que o caráter emergencial da criação do comitê acabou fazendo com que as entidades representativas fossem chamadas posteriormente.