06/09/2017

Grito dos Excluídos será realizado nesta quinta-feira

O SINTUFSC informa seus filiados e filiadas que nesta quinta-feira, 7 de Setembro, feriado nacional da Independência do Brasil, acontece em todo o País a 23ª edição do Grito dos Excluídos, promovida pela articulação Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em conjunto com a Igreja Católica do Brasil.

Em Florianópolis a atividade será pela manhã, a partir das 9h até 12h, na localidade da Caixa D’Água, no Monte Serrat, na subida do Morro da Cruz. É o morro atrás da Escola Técnica, entra pela avenida Mauro Ramos, esquina com a Rua Major Costa, segue toda vida e passa a Escola de Samba Copa Lord. Numa bifurcação que desce (com lixeiras em frente) está o pátio da Caixa D’Água da CASAN, próximo da Igreja do Padre Vilson Groh. Clique aqui e confira a localização.

Os organizadores informam que haverá um café da manhã partilhado e sugerem aos participantes que tragam um bolo, salgado ou biscoito para compartilharem. A programação inclui também apresentações culturais e uma roda de conversa. Haverá apresentações culturais com os cantores João Paulo do Portal do Choro, Haini Wahlheim,  Júlio Black e Grupo da Velha Guarda – Copa Lord, além de Sarau de Poesia com a escritora Nana Martins.

Para esse ano de 2017, o Grito dos Excluídos traz como tema: Vida em primeiro lugar! Por direitos e democracia, a luta é todo dia! Nessa perspectiva, as CEBs e as Comunidades do Monte Serrat e Alto da Caieira realizarão uma atividade alusiva ao Grito dos Excluídos, tendo presente as vidas ceifadas de centenas de jovens, especialmente os oriundos das periferias da Grande Florianópolis.

A atividade é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pastorais Sociais, CEBs, movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, com objetivo de discutir com toda a sociedade sobre as questões sociais e políticas que assolam o País, e buscar alternativas de superação. Clique aqui e leia a íntegra da mensagem da entidade para o 7 de Setembro. Para que se possa fazer desse dia um momento de resistência e de denúncia contra todas as formas de exclusão.

Excluídos