20/03/2017

Plenária da Fasubra aprova calendário nacional de lutas da categoria

Realizada no último final de semana, a Plenária Nacional Estatutária da Fasubra, a federação dos sindicatos de trabalhadores das universidades públicas do País, aprovou a realização do congresso nacional da entidade para novembro de 2017 e e o calendário de lutas contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. Também foram aprovados os itens da campanha salarial específica deste ano, que prevê a reposição da inflação do período de 2015 a 2017, mais 2% de aumento real no piso da carreira.

Os delegados do SINTUFSC que participaram da plenária em Brasília foram Dilton Rufino, pela direção do sindicato, e Enaura Graciosa, Sônia Maria Kempner, Valdenir Lourival Ferreira e Ricardo Valdameri representando a base da categoria. Conforme a Federação, o relatório completo da Plenária Nacional com outras propostas e moções será enviado às entidades filiadas em breve. Assim que estiver disponível, o Informe de Direção (ID) da Fasubra com o relatório completo da Plenária pode ser conferido clicando aqui.

Campanha Salarial 2017

A Plenária da Fasubra aprovou a seguinte pauta para a campanha salarial específica:

• Inflação do período de 2015 a 2017, mais 2% de aumento real no piso da carreira.
  • Reajuste dos benefícios com o mesmo índice, com diferencial para o Plano de Saúde no qual queremos um reajuste que acompanhe os reajustes da Agência Nacional de Saúde (ANS).
  • Não ao corte de recursos no orçamento destinados à educação e recomposição das perdas do último período.
  • Nenhuma interferência do governo e órgãos de controle em ações judiciais ganhas pelos trabalhadores.
  • Nomeação imediata dos reitores eleitos pela comunidade universitária.
  • Contra a Lei da Mordaça e a Reforma do Ensino médio.

Com informações da FASUBRA