22/02/2017

Plenária transfere para semana que vem eleição ao Conselho Fiscal

Em assembleia geral específica na manhã desta quarta-feira (22/02) os filiados e filiadas presentes decidiram transferir para a semana que vem a eleição para escolher os nomes que vão compor o Conselho Fiscal do SINTUFSC. Na última eleição para a direção, realizada em agosto passado, apenas dois filiados se apresentaram em chapa única para assumirem as funções.

A assembleia ocorreu no auditório da sede do sindicato e teve os trabalhos sob a direção de Celso Ramos Martins, Dilton Mota Rufino e Maria Aparecida Martins, integrantes da diretoria colegiada do sindicato.

O advogado Antônio Carlos da Silva prestou orientações jurídicas ao longo da assembleia e defendeu a necessidade de atendimento à exigência do Ministério do Trabalho e Emprego para atualização dos dados do SINTUFSC junto ao cadastro nacional das entidades sindicais. A renovação dos dados perante o MTE deve ser feita periodicamente, após a eleição da diretoria de cada sindicato do País.

A plenária aprovou a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, no hall da Reitoria, com primeira convocação para as 8h30 de sexta-feira, dia 3 de março, tendo como pauta única a eleição para composição do Conselho. Em seguida, no mesmo local, com diversos pontos de pauta e convocação para 9h30, acontece uma segunda  Assembleia Geral. A pauta prevê pontos como análise de conjuntura, organização com vistas à participação no Dia Internacional de Luta da Mulher Trabalhadora e no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, previstos para o dia 8 de março numa perspectiva da construção da Greve Geral.

Outro ponto da pauta é o dia 15 de março, que está sendo organizado como o Dia Nacional de Lutas com greves, paralisações e mobilizações, com fortalecimento da Campanha Salarial 2017 dos Servidores Públicos Federais nos estados, também na perspectiva da construção da Greve Geral. A pauta da assembleia inclui também a implementação da jornada de 30 horas na UFSC e uma discussão sobre o Ponto Eletrônico na Universidade.