09/02/2017

SINTUFSC reforça ato em defesa da liberdade sindical

A direção do SINTUFSC participou do ato realizado no início da manhã desta quinta-feira (9/2) pelo Sintrasem em defesa das liberdades democráticas, da liberdade sindical e dos direitos dos trabalhadores. O Sintrasem é o sindicato que representa os trabalhadores da Prefeitura de Florianópolis, em greve há 24 dias. O ato foi realizado como uma forma de fortalecer o movimento grevista e um desagravo aos dirigentes da entidade sindical, que sofreram um pedido de prisão movido pela procuradoria geral do município. O órgão pediu também a intervenção no sindicato.

O ato contou com a participação de diversas entidades organizados do movimento sindical e de estudantes, inclusive de outras cidades, que levaram seu apoio à greve e se posicionaram contra a intervenção judicial nas entidades sindicais como uma tentativa de desmobilizar a categoria. A direção do SINTUFSC reiterou seu apoio à luta dos trabalhadores em greve. Em janeiro, o SINTUFSC subscreveu nota de apoio aos municipários da Capital juntamente com as demais entidades que fazem parte do Fórum Catarinense em Defesa dos Direitos.

Em sua fala, o diretor de Formação e Políticas Sindicais do SINTUFSC, Dilton Rufino, ressaltou que o sindicato reitera seu apoio à luta e “que o ataque aos servidores municipais representa também um ataque aos direitos de toda a população em ter acesso aos serviços públicos. Esse ataque promovido pelo prefeito Gean Loureiro aos direitos dos trabalhadores não é isolado, faz parte de um projeto maior, que envolve o Governo Temer e o Governo do Estado, e que é a negação de direitos conquistados”.