09/02/2017

Comissão das 30 horas divulga nota sobre andamento dos trabalhos

Durante a reunião da Coordenação do SINTUFSC realizada na manhã desta quinta-feira (9/2) na sede da entidade, a coordenadora geral Teresinha Ceccato fez um relato da reunião semanal do grupo das 30 horas na Universidade ocorrida na manhã de quarta (8) na Reitoria.  Segundo ela, que faz parte da Comissão Permanente de acompanhamento das 30 horas na UFSC, as integrantes da Comissão foram procuradas por trabalhadores e trabalhadoras da Universidade que fazem arte das comissões setoriais em busca de informações sobre o andamento dos trabalhos para a viabilização da jornada de trabalho para todos.

Confira a seguir a íntegra do relato:

“No dia 08/02/2017 a Comissão de flexibilização da UFSC reuniu-se com um grupo de servidores Técnicos de várias comissões setoriais, que trouxeram um documento contendo vários questionamentos e sugestões.

Dentre os questionamentos e sugestões apresentados e discutidos, definiu-se alguns encaminhamentos:

01 – Fluxograma do processo desde a indicação das comissões setoriais até a finalização do processo – A Comissão entende que é preciso melhorar a divulgação do andamento dos trabalhos e informa que acatará a sugestão de elaboração de um fluxograma do processo, divulgando-o na pagina da Flexibilização bem como no divulga ufsc.

02 – Página da Flexibilização – A Comissão informa que irá organizar e disponibilizar a página mantendo-a atualizada e alimentando-a com todas as informações do processo, bem como um item de perguntas frequentes de forma a auxiliar as comissões setoriais e a quem possa interessar na elaboração de seus relatórios.

03 – Flexibilização dos Cargos em FG. Foi questionado novamente sobre as possibilidades de flexibilização dos servidores com Funções gratificadas, os servidores afirmaram que de acordo com estudos prévios realizados por eles é possível flexibilizar a jornada mesmo dos servidores que assumiram funções gratificadas. Neste momento, a Comissão de flexibilização informou que encaminhou um documento à Prodegesp questionando sobre esta possibilidade e a Pró-Reitoria informou que irá encaminhar tal questionamento à procuradoria da Universidade.

Neste momento, a Comissão de Flexibilização solicitou ao grupo de servidores presentes ajuda no sentido de pesquisar nas universidades e instituições federais de ensino embasamento jurídico acerca do assunto pois o que foi encontrado até então pela comissão de flexibilização em pesquisas referentes ao assunto foi negação por parte dos órgãos de controle referentes a flexibilização dos servidores em cargos de FG.

Ainda durante a discussão deste ponto, uma servidora questiona se o fato de haver um servidor com FG em um determinado serviço que não queira abrir mão da FG e ainda assim apresente seu horário flexibilizado em escala no seu relatório pode afetar e prejudicar o andamento dos trabalhos no centro, considerando que em todos os outros setores os servidores apresentem escalas coerentes com o processo e com cargos em FG’S não flexibilizado. Em resposta, a Comissão explica que, se no relatório houver uma situação conforme exposta na pergunta, o processo de flexibilização não será concedido somente nos setores com problema não impedindo que os demais setores da unidade com plenas condições técnicas de flexibilização obtenham-na.

Finalizando este ponto, o encaminhamento será buscar a orientação legal e publicá-la na página e, no caso de uma resposta negativa, deixar claro na página o porquê da negação . Neste momento, a comissão deixa claro que até que se tenha a resposta oficial da Procuradoria, a Comissão mantém a orientação de não constar a flexibilizado dos horários dos servidores com FG no relatório.

04) Divulgar a Institucionalização do Processo de Flexibilização as chefias da Universidade: Os servidores solicitam que seja realizada uma melhor divulgação da Institucionalização do Processo de Flexibilização pois tem enfrentado dificuldades com algumas chefias que vem questionando a validade e institucionalidade do processo.

Neste momento, a comissão em conjunto com os servidores presentes na reunião decide que enviará um documento através Divulga Ufsc esclarecendo sobre a institucionalização do processo e contendo orientações e maiores informações, incluindo as discutidas na reunião de hoje. A comissão compromete-se em melhorar a divulgação e o fluxo de informações sobre o andamento dos estudos de flexibilização.

05) Os servidores sugerem que a Comissão oriente os centros a realizar pelo menos uma reunião com todos os servidores de todos setores de suas unidades no sentido de divulgar melhor o processo e prevenir que haja ninguém de fora do estudo na Unidade.

A Comissão acata a sugestão e compromete-se em manter esta informação no documento que enviará ao Divulga Ufsc.

06) Os servidores questionam sobre a Dinâmica de trabalho da Comissão nas análises do relatório e a Comissão informa que os relatórios recebidos estão sendo analisados por no mínimo menos três membros da Comissão, em dinâmica de rodízio, de forma a otimizar e garantir uma análise consistente das informações apresentadas pelos Centros.

07)Por último, o grupo solicita que a comissão, no decorrer da análise dos relatórios compartilhe na página a sugestões e pontos importantes encontrados nos estudos apresentados, de forma a compartilhar sugestões apresentadas, com o objetivo de enriquecer os trabalhos em andamento. A comissão concorda com a sugestão e informa que a executará.

Ao encerrar, a servidora Sandra solicita que estas informações e registros seja compartilhado com ela por e-mail e a Comissão comprometeu-se em encaminhar.

Email: sandrareginacarrieri@gmail.com”

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