13/12/2016

Técnicos da UFSC encerram a greve e voltam ao trabalho na quinta

Depois de quase oito semanas em greve nacional da categoria, os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram em assembleia geral na manhã desta terça-feira (13/12) pelo retorno ao trabalho na próxima quinta-feira (15/12). A deliberação seguiu a orientação da Fasubra, Federação dos sindicatos de trabalhadores das universidades públicas do País, que recomendou um recuo estratégico na mobilização da categoria.

Os trabalhadores da universidade também aprovaram a orientação nacional de continuar em estado de greve e avaliam que no próximo ano a luta contra a aprovação da reforma da Previdência vai exigir a unidade da classe trabalhadora no País. A mesa foi dirigida por Celso Ramos Martins e Maria Aparecida Pereira Martins, da Coordenação do SINTUFSC e Eduardo Luz, pela base sindical.

A paralisação, iniciada em 24 de outubro, fez parte da luta contra a aprovação pelo Senado Federal do Projeto de Emenda Constitucional 55/2016, a chamada PEC do Teto, que limita por 20 anos os investimentos públicos em Educação e Saúde, além de uma forma de a categoria pressionar o Governo Federal pelo cumprimento integral dos acordos firmados durante a greve nacional de 2015.

A questão do assédio moral também foi objeto de debate durante a assembleia, que aprovou a divulgação da iniciativa de alguns trabalhadores que criaram um blogue na rede mundial de computadores para acolher depoimentos de envolvidos em situações desta natureza e tornar públicos seus relatos, sob a proteção do anonimato. O blogue “Chega de Assédio” pode ser acessado clicando aqui.

O processo administrativo que trata da situação do servidor Daniel Dambrowski voltou à pauta, em que foi informado que a administração ouvirá novamente os envolvidos antes de tomar uma posição definitiva sobre o assunto. Instaurado pela gestão anterior, o processo concluiu pela exoneração do trabalhador, que estava em estágio probatório e esteve envolvido na greve interna de 2014. A defesa de Daniel considera que há uma série de vícios no processo e defende a revisão do mesmo.

Outras notícias

Eu sou a UFSC

claudionor

Claudionor dos Santos

“O eu sou a UFSC” deste mês faz uma homenagem a um dos funcionários mais antigos, ainda na ativa, da UFSC. Claudionor dos Santos começou a tr + Mais

Vida nova na UFSC

alan

Alan Lopes dos Santos

Alan Lopes dos Santos nasceu em Itajaí mas sempre residiu no município de Governador Celso Ramos. Pelo fato do pai ser trabalhador da pesca Alan mor + Mais
Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi