20/10/2016

Trabalhadores da UFSC aprovam greve a partir de segunda-feira

Reunidos em Assembleia Geral na manhã desta quinta-feira (20/10) no auditório da Reitoria, os trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram deflagrar a partir da próxima segunda-feira (24) greve por tempo indeterminado contra a aprovação da PEC 241/2016 e pelo cumprimento integral dos acordos assinados durante a greve do ano passado entre o Governo Federal e a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Públicas (FASUBRA). A mesa da plenária teve a direção de Celso Ramos Martins, Teresinha Ceccato e Dilton Rufino, da Coordenação do SINTUFSC e Sônia Maria Kempner pela base.

Calendário – A categoria estava em Estado de Greve desde o dia 16 de setembro, seguindo a orientação nacional da Federação para os sindicatos nas bases estaduais da categoria. Além da deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 24 de outubro, os encaminhamentos aprovados pela categoria definiram que a próxima assembleia geral acontece na terça-feira (25/10), às 9 horas, no auditório da Reitoria. A pauta a ser discutida na próxima assembleia geral terá como pontos a indicação dos nomes para composição das comissões de organização do movimento grevista, além da escolha dos delegados para a plenária nacional estatutária da FASUBRA, prevista para os dias 12 e 13 de novembro.

Foi aprovada participação no dia 24 de ato contra a PEC 241 e outros projetos que retiram direitos dos trabalhadores com panfletagem nas entradas da UFSC procurando unificar com outras entidades. A concentração para esta atividade está prevista para ocorrer no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) a partir das 6h30min da próxima segunda.

O calendário de atividades no início da greve prevê a participação no debate sobre a construção da greve geral, envolvendo o setor público e privado, previsto para iniciar às nove meia da manhã de segunda-feira (24) no hall da Reitoria. Foi aprovada também a participação na plenária das centrais sindicais e do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, que acontece na segunda, com início previsto para às 13h30min na FECESC, na Avenida Mauro Ramos. A direção do sindicato colocará transporte com saída do SINTUFSC às 13 horas.

A plenária aprovou também tornar público a importância da participação no debate sobre a PEC 241 que acontecerá na sede do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, nesta sexta-feira (21/10) e início às 12 horas, onde farão parte da mesa representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), que defendem a PEC do ajuste fiscal.

Participação da Reitoria – O reitor da Universidade, Luiz Carlos Cancellier, participou da primeira parte da assembleia, onde falou por mais de uma hora com os trabalhadores sobre o processo de implementação do controle de frequência via ponto eletrônico e da jornada de trabalho de 30 horas no âmbito da UFSC. Cancellier respondeu a diversas questões formuladas pelos trabalhadores e assegurou ao plenário que a administração conta com a colaboração de todos para que o trabalho das comissões setoriais esteja concluído o mais breve possível para que as conclusões possam fundamentar a decisão da Reitoria para implementar a jornada de seis horas.