20/10/2016

Trabalhadores da UFSC aprovam greve a partir de segunda-feira

Reunidos em Assembleia Geral na manhã desta quinta-feira (20/10) no auditório da Reitoria, os trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram deflagrar a partir da próxima segunda-feira (24) greve por tempo indeterminado contra a aprovação da PEC 241/2016 e pelo cumprimento integral dos acordos assinados durante a greve do ano passado entre o Governo Federal e a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Públicas (FASUBRA). A mesa da plenária teve a direção de Celso Ramos Martins, Teresinha Ceccato e Dilton Rufino, da Coordenação do SINTUFSC e Sônia Maria Kempner pela base.

Calendário – A categoria estava em Estado de Greve desde o dia 16 de setembro, seguindo a orientação nacional da Federação para os sindicatos nas bases estaduais da categoria. Além da deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 24 de outubro, os encaminhamentos aprovados pela categoria definiram que a próxima assembleia geral acontece na terça-feira (25/10), às 9 horas, no auditório da Reitoria. A pauta a ser discutida na próxima assembleia geral terá como pontos a indicação dos nomes para composição das comissões de organização do movimento grevista, além da escolha dos delegados para a plenária nacional estatutária da FASUBRA, prevista para os dias 12 e 13 de novembro.

Foi aprovada participação no dia 24 de ato contra a PEC 241 e outros projetos que retiram direitos dos trabalhadores com panfletagem nas entradas da UFSC procurando unificar com outras entidades. A concentração para esta atividade está prevista para ocorrer no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) a partir das 6h30min da próxima segunda. 

O calendário de atividades no início da greve prevê a participação no debate sobre a construção da greve geral, envolvendo o setor público e privado, previsto para iniciar às nove meia da manhã de segunda-feira (24) no hall da Reitoria. Foi aprovada também a participação na plenária das centrais sindicais e do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, que acontece na segunda, com início previsto para às 13h30min na FECESC, na Avenida Mauro Ramos. A direção do sindicato colocará transporte com saída do SINTUFSC às 13 horas.

A plenária aprovou também tornar público a importância da participação no debate sobre a PEC 241 que acontecerá na sede do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, nesta sexta-feira (21/10) e início às 12 horas, onde farão parte da mesa representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), que defendem a PEC do ajuste fiscal.

Participação da Reitoria – O reitor da Universidade, Luiz Carlos Cancellier, participou da primeira parte da assembleia, onde falou por mais de uma hora com os trabalhadores sobre o processo de implementação do controle de frequência via ponto eletrônico e da jornada de trabalho de 30 horas no âmbito da UFSC. Cancellier respondeu a diversas questões formuladas pelos trabalhadores e assegurou ao plenário que a administração conta com a colaboração de todos para que o trabalho das comissões setoriais esteja concluído o mais breve possível para que as conclusões possam fundamentar a decisão da Reitoria para implementar a jornada de seis horas.

Outras notícias

Eu sou a UFSC

Jpeg

Irajá Penha

Irajá Silveira Penha é nascido em Florianópolis e foi criado no bairro do Estreito, área continental da Capital. Ele foi o primeiro técnico em + Mais

Vida nova na UFSC

alan

Alan Lopes dos Santos

Alan Lopes dos Santos nasceu em Itajaí mas sempre residiu no município de Governador Celso Ramos. Pelo fato do pai ser trabalhador da pesca Alan mor + Mais
Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi