Irajá Penha

Jpeg

Irajá Penha

Irajá Silveira Penha é nascido em Florianópolis e foi criado no bairro do Estreito, área continental da Capital. Ele foi o primeiro técnico em radiologia do Hospital Universitário da UFSC, onde se aposentou há 18 anos. Aos 71 anos, Irajá mantém até hoje o hábito de visitar periodicamente o setor de radiologia do HU, onde diz que as coisas mudaram muito com a chegada de novas tecnologias e a ampliação dos cuidados com a segurança na atividade que exerceu por mais de 30 anos.
Filho de dona Gertrudes Lang Silveira Penha, empregada doméstica de Brusque de origem alemã e do seu Saul Silveira Penha, que trabalhava na empresa da família Hoepcke. O pai era terceiro maquinista na empresa de navegação que fazia as viagens de cabotagem pelo litoral catarinense entre a Capital e o Sul e o Norte do País nos navios Carl Hoepcke e Anna, até se aposentar e ir trabalhar na loja de ferragens dos Hoepcke.
Ele nasceu em 10 de maio de 1945, quatro meses antes do final da segunda guerra mundial. Ao ouvir as histórias sobre a guerra contada pela mãe Irajá se interessou pela vida militar e foi servir no escritório da área de recrutamento do Exército e depois passou pelo 14 Batalhão de Caçadores do Estreito, onde fazia as instruções e de onde deu baixa aos 20 anos. Foi na década de 60, limpando o banheiro do batalhão que ele ouviu no rádio a música O Calhambeque, de Roberto Carlos, e tomou gosto pelas músicas da Jovem Guarda e também dos Beatles. Na época Irajá estava com 22 anos e conta que passou a frequentar bares e as festinhas americanas para dançar com as garotas e se divertir com os amigos. Largou a farda quando arrumou o primeiro emprego na extinta Rádio Santa Catarina, como atendente. Como o salário era magro foi trabalhar no Hospital de Caridade onde conheceu o médico radiologista Vanildo Ozelame, mestre que lhe ensinou as primeiras lições como operador de Raio-X. “Ali foi meu hospital escola e onde passei 12 anos”, conta.
Depois que virou braço direito do dr. Vanildo ele foi para a Universidade em 1965, quando a Reitoria era na rua Bocaiúva. Ele manteve os dois empregos, no Caridade pela manhã e à tarde na universidade. Estava da implantação do setor no hospital na década de 1980. Como grande parte dos trabalhadores da área da Saúde, manteve vários empregos e chegou a ter vínculo como funcionário do Estado. Para enfrentar os salários que eram magros, fez concurso para a Fundação Hospitalar, passou em segundo lugar e foi trabalhar fazendo plantões no Hospital Infantil. Durante o governo Collor, quando teve que optar por um dos empregos públicos, acabou escolhendo a universidade.
Destaca que foi na UFSC que teve oportunidade de se aprimorar na profissão, e Irajá se emociona ao relembrar. “A universidade foi uma mãe para mim, pois tive possibilidade de fazer cursos e participar de congressos em diversos estados do Brasil acompanhando a evolução e instalação de novos equipamentos na área”, ressalta. No setor de radiologia do HU, que costuma visitar para colocar o papo em dia, ele faz questão de citar colegas de profissão que considera como grandes amigos, como Hilton Aguiar, Carlos Pedrini, Carlos Silveira e Salésio Walter.
Católico, se diz um homem de fé e procura sempre acompanhar o programa Momento do Divino Pai Eterno, exibido pela televisão através da Rede Vida pela manhã e com reprises as cinco da tarde e oito da noite. “Tem que se apegar à palavra de Deus porque não se sabe o fim da vida”, diz. Ele lamenta a superficialidade dos relacionamentos de hoje em dia. “As pessoas dizem muito fácil eu te amo, mas o que me interessa mesmo é o companheirismo”, observa. Uma de suas atividades favoritas nas horas de lazer é dançar nos bailes da terceira idade que acontecem na Grande Florianópolis. Sempre que pode faz questão de comparecer nas festas promovidas pelo sindicato, oportunidade em que revê os amigos.

antonio

Antônio Carlos dos Passos

Nascido em Florianópolis, no bairro Agronômica, Antônio Carlos dos Passos, mais conhecido pelos colegas como Toninho da Viola. Cresceu na Ilha de S + Mais

elaine