24/06/2016

CHAPA 1 – TAEs LIVRES: SINDICATO DEMOCRÁTICO E DE LUTA

Candidatos da Chapa 1

Candidatos da Chapa 1

Nesta eleição do SINTUFSC para o triênio 2016-2019, nós dos TAEs Livres apresentamos uma chapa de oposição. Nos propomos a construir uma alternativa ao conservadorismo da atual direção, e a apostar em um sindicato democrático e de luta.
Assumimos o compromisso de construir uma alternativa ao que está posto. Para muito além da eleição, queremos construir uma alternativa de organização que seja uma ferramenta de luta na defesa dos nossos direitos. Reforçamos que nossa linha de trabalho é a defesa da categoria visando a uma unidade forte de luta.
Temos acompanhado ao longo desses anos uma série de ataques às universidades e ao serviço público de modo geral. Vivemos em um cenário atual com perspectiva de mais cortes e mais ajustes, o que tornará ainda mais precarizada a condição de vida de quem aqui trabalha e estuda. Isto tudo com o explícito descaso das autoridades e a permissividades de nossas lideranças sindicais, tanto em nível nacional como local. Nossos direitos e conquistas estão sendo jogados como num jogo de tabuleiro.
A chapa que apresentamos é formada por muitos daqueles que tem atuado nas linhas de frente de nossa categoria, muitas vezes tendo que enfrentar a atual direção de nosso próprio Sindicato, na luta efetiva pelas 30 horas, como representantes do conselho Universitário, do Conselho de Curadores e da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), e também nas mobilizações nacionais e locais, em constante luta por nossos direitos e na defesa de uma universidade igualitária e justa.
Há poder em um sindicato, muito maior do que o personalismo de um ou outro diretor, muito maior do que a desmobilização produzida por uma diretoria autoritária, muito maior que votos em uma urna. Poder de defender direitos legítimos dos trabalhadores e servir como instrumento de mobilização e luta contra qualquer ataque a estes direitos. Além de tudo, poder de inspirar atitudes profundamente autênticas e questionadoras, de literalmente “virar de ponta cabeça” uma universidade e seus velhos esquemas.
Este quadro não nos deixou alternativa a não ser organizar e mobilizar a categoria. Entendemos que a luta deve ser reconhecida como o único caminho a ser seguido. É por meio da mobilização que construímos a mudança que desejamos. Temos que parar de pagar a conta dos erros que vem sendo cometidos tanto no cenário nacional quanto local. Não podemos mais tolerar as direções pelegas e entreguistas. O conservadorismo da atual direção do SINTUFSC precisa ser combatido. Por isso nos propomos a construir um sindicato efetivamente democrático e de luta!

O que propomos?

Adotamos sete princípios que sintetizam nossa proposta de direção sindical. Sete pontos claros e diretos, que evocam não apenas o nosso projeto de sindicato, mas também nosso projeto de universidade:

1) A defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada;
2) O compromisso com a luta geral dos trabalhadores;
3) A autonomia e independência quanto à administração universitária, partidos e governos;
4) A construção de um sindicato democrático e que lute pela universalização da democracia na universidade e na sociedade;
5) A informação e a transparência para controle social;
6) A luta por condições dignas de saúde e segurança no trabalho;
7) O combate a todos os tipos de opressão.

A quem tem concordância com estes pontos, desde já receba nossa mais sincera saudação e acolhida. Precisaremos de cada trabalhador e cada trabalhadora que queira não apenas defender esse sindicato, mas principalmente essa universidade e o que ela representa.

À Luta TAEs!

Quer saber mais?
Conheça melhor nossas propostas em: http://taeslivres.blogspot.com.br/
E também no Facebook: @taeslivresufsc

Quem somos nós?

Coordenação Geral:
Brenda Morelli Piazza (PROPG)
Helio Rodak de Quadros Junior (SEOMA)
Selma Graciele Gomes (PRODEGESP)

Coordenação de Formação e Políticas Sindicais:
Luiz Artur de Oliveira – NUMA/PU
Camilla de Amorim Ferreira – NDI

Coordenação Administrativa e Financeira:
Jorge Tessari – NUMA/PU
João Henrique Corte Medeiros – PROPG

Coordenação de Políticas Esportivas,
Sociais e Culturais:
Bruno Leal Pauletto – CFM

Coordenação de Políticas de Comunicação:
Renato Ramos Milis – CA

Coordenação de Assuntos Jurídicos:
Rodrigo Weinhardt Borges – PU
Simone Valentini – PROGRAD

Coordenação de Aposentados, Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria:
Luciano Antonio Agnes – AGECOM
Marilene dos Santos – HU

Coordenação Regional de Camboriu:
Marina Silveira Soares – PRODEGESP

Coordenação Regional de Araquari:
Fernando Gabriel Carretto Berrutti – CCB

Coordenação Regional de Araranguá:
Cristina Eberhardt Francisco – CFH

Coordenação Regional de Curitibanos:
Carla Cerdote da Silva – PROPG

Coordenação Regional de Joinville:
Dalanea Cristina Flor – NDI

Coordenação Regional de Blumenau:
Eduardo de Oliveira – NUMA/PU

Suplentes:
Elaine Jussara Tomazzoni Tavares – CSE
Jonatan Sernajotto Urbano de Moraes – CFH
Jackeline Claudete Pinheiro – PROGRAD

Outras notícias

Eu sou a UFSC

antonina

Maria Antonina Cunha

Este mês o Circulação vai contar um pedacinho da história da aposentada Maria Antonina Cunha, que trabalhou durante 32 anos na universidade. Ant + Mais

Vida nova na UFSC

guilherme

Guilherme Rosário Rotulo

Guilherme Rosário Rotulo, 33 anos, nasceu na cidade de São Paulo mas passou a infância em Jundiaí. Aos 5 anos de idade mudou-se para Vinhedo, amba + Mais
Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi