27/08/2015

Cinco chapas inscritas à eleição que vai definir nova Reitoria da UFSC

Encerrou às 18 horas desta quinta-feira (27/8) o prazo de inscrição das chapas que vão disputar a eleição para a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o próximo quadriênio 2016-2019. Cinco chapas foram inscritas para a disputa. Na próxima segunda-feira (31/8) encerra o prazo para impugnação das chapas inscritas, quando serão homologados os nomes que concorrerão. O primeiro turno da consulta à comunidade universitária será realizado no dia 21 de outubro de 2015 e, caso necessário, o segundo turno seria no dia 11 de novembro de 2015.

O edital com os nomes inscritos, em ordem alfabética, pode ser acessado clicando aqui. De acordo com a Comissão Eleitoral das entidades representativas da UFSC, o número de ordem das chapas inscritas será sorteado posteriormente, após a homologação das candidaturas.

Oficializada na quarta-feira (26/8), a primeira chapa inscrita para a eleição de reitor da UFSC foi a do professor Irineu Manoel de Souza, do curso de Administração, no Centro Sócio Econômico do campus da Trindade e a vice a professora Mônica Aparecida Aguiar dos Santos, do curso de Agronomia no campus de Curitibanos.

Na manhã desta quinta-feira (27/8) foi a vez da chapa que tem como candidato a reitor o professor Edson Roberto De Pieri, do Centro Tecnológico e a vice-reitor o professor Carlos Alberto Marques, do Centro de Ciências da Educação.

Em seguida foi a vez da chapa liderada pelo professor Luis Carlos Cancellier de Olivo, do curso de Direito, no Centro de Ciências Jurídicas do campus da UFSC na Trindade. A candidata a vice é a professora Alacoque Lorenzini Erdmann, do Centro de Ciências da Saúde.

A penúltima chapa a ser registrada foi a da candidata à reeleição, a professora e atual reitora Roselane Neckel, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, e da atual vice-reitora, a professora Lúcia Helena Martins-Pacheco, do curso de Engenharia do Centro Tecnológico.

Os últimos candidatos a inscreverem seus nomes junto à Comissão Eleitoral foi o da chapa do professor Cláudio José Amante, do curso de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde, tendo como candidato a vice o professor Rogério Cid Bastos, do curso de Engenharia do CTC.

De acordo com a Comissão Eleitoral, as regras estabelecidas preveem que poderão votar na consulta à comunidade universitária os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, e que constem do seu cadastro de pessoal ativo até o dia 21 de setembro deste ano; os estudantes regulares que tenham a condição de matrícula regular no dia 21 de setembro nos cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade e os estudantes do Colégio de Aplicação, desde que tenham idade mínima de 16 anos na data de 21/10/2015.

O site oficial com as informações sobre o processo de consulta à comunidade pode ser acessado clicando aqui.