21/05/2015

Em assembleia, trabalhadores da UFSC aprovam indicativo de greve

Depois de três horas de debates, os trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina deliberaram em assembleia geral do SINTUFSC na tarde desta quinta-feira (21) pela aprovação do indicativo de greve da categoria. O plenário, que contou com cerca de 300 pessoas no auditório da Reitoria, aprovou a realização de nova assembleia geral às nove da manhã do dia 28 de maio, quinta-feira da próxima semana, que vai decidir sobre a data de deflagração do movimento, caso seja aprovado na plenária nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), que acontece nos dias 23 e 24 em Brasília.

Na assembleia foram escolhidos os nomes dos cinco delegados que participam neste final de semana da plenária da Fasubra e que vai definir os detalhes dos eixos da pauta específica da greve nacional que está sendo articulada pela federação, interlocutora da categoria nas negociações com as autoridades do Governo Federal.

A delegação que vai a Brasília deve pressionar a plenária da Fasubra pela inclusão de três pontos prioritários na pauta específica da greve da categoria e que estão fora da pauta protocolada oficialmente em fevereiro do ano passado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A assembleia aprovou a inclusão de data-base para a categoria, reposição linear de perdas salariais de 27,3% e o reposicionamento dos aposentados no Plano de Cargos (PCCTAE).

Durante grande parte dos debates houve uma série de críticas à condução do XXII Confasubra, realizado no início do mês em Poços de Caldas (MG) e que foi palco da eleição da nova direção nacional da federação. Foi encaminhada a participação nos atos organizados pelo movimento sindical com a categoria, fortalecendo com a banda Parei no apoio às manifestações do dia 29 de maio, sexta-feira da próxima semana, articuladas pelo movimento sindical contra as medidas do Governo Federal que retiram direitos dos trabalhadores.

Os delegados titulares que vão a Brasília são Celso Ramos Martins, pela direção, e Sônia Maria Kemper, Moracy Gomes, Enézimo Marcelino e Edwilson Ribeiro pela base. Como suplentes ficaram Hudson Queiroz, Evandina Argena da Silva e Jeiselaine da Silva.

IMG_6178IMG_6152