Vanessa Clasen de Souza Alves

vanessaclasenVanessa é assistente em administração e trabalha no CAL – Centro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, vinculado ao CCA – Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Assumiu o cargo em maio de 2009, depois de ser aprovada no concurso que prestou para o nível médio na universidade.
Vanessa é jornalista, formada na UFSC em 2005. A trabalhadora é natural de Florianópolis e mora em Biguaçu. Antes de entrar na universidade atuou como assessora de imprensa na prefeitura de Governador Celso Ramos e no Colégio Cruz e Souza. Também trabalhou no jornal Biguaçu em Foco.
Na secretaria do curso de tecnologia em alimentos Vanessa cuida do atendimento aos estudantes e professores, prepara as comunicações oficiais, ajuda no planejamento dos professores e em diversas outras atividades. Ela conta que está aprendendo bastante no setor e gosta muito do que faz. Quando ficou sabendo que a vaga que iria preencher era no CCA ficou triste, pois achava que iria ficar isolada, mas depois, no dia-a-dia de trabalho, acabou se apaixonando e hoje está satisfeita e feliz. Ela afirma que adora a universidade, pois a considera como um berço de cultura e informação.
Vanessa também diz amar o serviço público, o que aprendeu com a família. A avó trabalhou a vida toda na Receita Federal e o pai na Celesc. O que aprendeu em casa a leva a buscar a realização de um serviço de qualidade para a comunidade. Para ela, isso é o mais importante, servir bem as pessoas. “Entrei no serviço público para isso, não por causa de interesses pessoais, estabilidade e outras coisas”.
Vanessa comenta que a universidade deveria esclarecer melhor o servidor sobre o papel dele e a importância do serviço público. A recepção no departamento pessoal da UFSC foi ótima: “eles explicaram tudo muito bem e recebemos o Estatuto do Servidor”.
A trabalhadora também destaca o seminário de integração promovido pelo Sintufsc, pois pôde ter contato com luta da categoria. Ela elogia bastante a conversa com o advogado do sindicato Guilherme Querne. “Foi esclarecedora, não fiquei com nenhuma dúvida”, comenta.
Com 27 anos, casada e sem filhos, Vanessa tem muitas idéias e vontade de trabalhar. Percebeu que a biblioteca setorial do CCA tem pouquíssimos livros e agora, está doando alguns títulos e pretende propor que a universidade promova um programa de incentivo à leitura no centro.
Agora Vanessa está se dedicando a fazer cursos de capacitação e ainda pretende fazer mestrado em letras – literatura e, em seguida, prestar concurso para professor. “Ainda quero dar aula na UFSC”, afirma determinada.
Ela adora escrever contos e dedica suas horas vagas a ler, estudar e cuidar do cachorro, gato e dos 13 peixes de estimação. Testemunha de Jeová, Vanessa também realiza trabalho voluntário de alfabetização e evangelização, incentivando as pessoas a ler a bíblia.

Isabel Maria da Silva

Isabel Maria da Silva, mais conhecida como Bel pelo colegas do Hospital Universitário, é natural de Florianópolis e foi criada na Costeira do Piraj + Mais

vanessaclasen

Vanessa Clasen de Souza Alves