18/03/2015

CUn deixa aposentados de fora da eleição para Reitoria da UFSC

Não foi dessa vez que os aposentados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) poderão participar do processo de escolha dos dirigentes máximos da instituição. Pelo menos esse foi o resultado da sessão do Conselho Universitário (Cun) realizada na terça-feira (17), quando foram definidas as regras da eleição para reitor e vice-reitor, prevista para o segundo semestre. Foi aprovado o voto paritário, defendido pela categoria dos TAE’s, mas acabou deixada de lado a participação dos aposentados no processo.

O SINTUFSC promoveu pela segunda vez uma vigília no hall da Reitoria, com um telão para acompanhar a sessão que ocorria na Sala dos Conselhos. A vigília foi deliberada em assembleia geral realizada em fevereiro, pois a preocupação dos trabalhadores e da coordenação do sindicato era no sentido de que os seis representantes dos TAE´s no Conselho apoiassem a tese do voto paritário, conforme orientação discutida e aprovada pela categoria no último Consintufsc, realizado em dezembro passado. Além disso, que defendessem o direito dos aposentados ao voto para reitor.

“Infelizmente, depois de muitas promessas da reitora da UFSC, de que iria colocar na pauta do CUn a possibilidade de voto dos aposentados no processo, lamentavelmente isso não ocorreu. E ainda para agravar a situação, os representantes dos TAE’s no Conselho se omitiram e não reivindicaram a inclusão do assunto na pauta dos debates”, observa Celso Ramos Martins, da coordenação geral do sindicato.

Os conselheiros deliberaram que a consulta à comunidade universitária vai acontecer esse ano, com datas sugeridas de 21 de outubro, e um eventual segundo turno no dia 11 de novembro.

Clique aqui e confira a notícia da UFSC sobre a deliberação do CUn.