Helena Carolina Medeiros Valverde

helenaNatural de Florianópolis, Helena Carolina Medeiros Valverde, 31 anos, nasceu e foi criada no bairro estreito, região continental da capital. Teve uma infância tranquila como de qualquer criança nascida no início dos anos de 1980. Cursou o ensino médio no Instituto Estadual de Educação, no centro. Em 1999 entra na UFSC para cursar matemática onde fica até hoje. “Fiz a graduação em matemática, mestrado em engenharia de produção e sou aluna do doutorado em engenharia de produção aqui na UFSC”, conta a trabalhadora que já foi professora substituta do departamento de matemática por dois anos. “Sou nova como funcionária da universidade mas estou aqui há 13 anos”, completa. Fazendo parte da universidade por mais de uma década, Helena viu a UFSC por ângulos diferentes: como visitante, como aluna, como professora e, agora, como funcionária. “Todos os meus irmãos mais velhos estudaram aqui. Era pequena e eles me traziam aqui, ficava na biblioteca”, lembra. “Nos primeiros anos vi a UFSC muito semelhante. Ultimamente, com o Reune e a expansão, estou vendo as coisas bem diferentes”, explica. Helena conta que permanecer na UFSC era um sonho. “E o concurso veio para me posicionar, para ficar aqui por um bom tempo”, revela. Ela prestou o curso em julho de 2011, na vaga de assistente em administração, começou a trabalhar em dezembro e está lotada na direção do CFH. Com formação nas ciências exatas, o trabalho em um centro de humanas está sendo bom para ela. “É muito diferente, um bom aprendizado. O contato com os professores está sendo bom. Administrativamente estou aprendendo muito”, relata. Ela diferencia cada monento que viveu na universidade. “Como aluna eu me fechei nos estudos. Era um curso muito puxado. Como professora tive uma visão mais ampla dos movimentos, dos bastidores. Mas como funcionária estou tendo a visão mais abrangente porque a gente convive com os professores, com os alunos, com outros técnico-administrativos. Convivemos com uma comunidade maior”, conta. Sobre o Sintufsc ela conta que sempre ouviu falar mas ainda não conhece muito. “Estou conhecendo os movimentos, ainda não sei se vou me filiar até porque as questões dos técnico-administrativos são muito recentes para mim”, explica. Para o futuro os planos são de permanecer na universidade. “Estou fazendo o doutorado e pretendo ficar na UFSC mas depois do doutorado, daqui alguns anos, podem acontecer oportunidades diferentes, quem sabe?”, especula.

alex

Alex Martins

Alex Martins é nativo de Florianópolis e desde o dia 13 de setembro de 1979 trabalha na Universidade Federal de Santa Catarina. São 30 anos de dedi + Mais

helena