Antônio Marcos Machado

antoniomarcosAntônio Marcos Machado é servidor técnico-administrativo lotado na secretaria do programa de pós-graduação em física do CFM, na UFSC. Na secretaria, é um dos responsáveis pelo curso de mestrado e também de doutorado em física.
Nasceu em Florianópolis há 29 anos, na localidade de Cacupé. Já morou na Serrinha e Barreiros. Atualmente voltou a morar na Serrinha. Graduou-se em economia na UFSC, completando o curso em 2007. “Trabalhava na prefeitura de São José e fiquei sabendo do concurso da UFSC e fiz. Passei e fui chamado para trabalhar na secretaria da pós-graduação em física iniciando em outubro de 2008”.
O trabalhador conta que estava decidido a sair do emprego em que estava e focou os esforços nos concursos públicos. Chegou a passar em concursos na sua área de formação mas que preferiu trabalhar na UFSC. “Não posso trocar o certo pelo duvidoso”, justifica. “Eu já conhecia a universidade, imaginava que seria um bom lugar para trabalhar e na época tinha um bom salário”, completa.
Passar de aluno a servidor da universidade foi uma transformação para Antônio. “O primeiro dia que cheguei aqui me assustei ao ver as pilhas de papéis na sala”, conta ao chegar ao setor que ele estava conhecendo. Antônio aprendeu as atividades que iria executar com a servidora mais antiga, que se aposentou pouco tempo depois da sua chegada. “Fui muito bem recebido mas me espantei um pouco com a estrutura, que é de cinqüenta anos atrás”.
Em seu setor, Antonio tem uma estagiária que atua auxiliando nas atividades administrativas e o prof. Roberto Cid Fernandes Junior, coordenador do programa de pós-graduação em física. “O ambiente de trabalho aqui é muito bom. Os alunos precisam de informação. Estamos regulamentando alguns procedimentos que antes não estavam bem claros. Havia coisas aqui que levavam uma manhã, hoje conseguimos fazer em cinco minutos”.
Casado, pai de um filho, Antonio fez alguns cursos de capacitação desde que começou a trabalhar na instituição. “Eu busco participar de todos os cursos de capacitação que tenho interesse e conto com a aprovação do coordenador”.
Dos lugares onde Antônio já trabalhou, a UFSC está sendo o melhor. “Claro que tem alguns entraves, é uma instituição muito grande, tem alguns procedimentos burocráticos que são terríveis mas é uma instituição, na minha opinião, das melhores para se trabalhar”.
Desde que iniciou as atividades na universidade o trabalhador é filiado ao Sintufsc. “Antes de eu ter a matrícula da UFSC eu já fui ao sindicato me filiar. É um sindicato atuante, tem uma sede administrativa bem agradável”.
Para o futuro, o servidor pensa em ingressar no mestrado na área de economia. “eu prestei concurso para economista da UFSC. Estou esperando. Se isso se realizar, ser economista da universidade, estou realizado”.

Adelino_07

Adelino Barbosa

Aos 78 anos, Seu Adelino Barbosa esbanja saúde e vitalidade dirigindo seu automóvel Astra e visitando diariamente os amigos no campus da UFSC na Tri + Mais

juliane