22/08/2020

CONSELHEIROS IMPEDIDOS PODERIAM MUDAR DECISÃO

ProtestoEstudantesCUn

Pelo menos quatro, três estudantes e um docente, dos 58 conselheiros presentes à sessão on-line do Conselho Universitário da UFSC (CUn), iniciada na terça (18/08) e concluída na quarta (19/08), foram impedidos de votar por problemas técnicos durante o último ponto da reunião, fato que pode ter interferido no resultado final da decisão.

Alguns conselheiros reclamaram ainda que o presidente do CUn, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, teria terminado a sessão de forma apressada e ignorado os avisos pelo chat interno da plataforma da universidade de que uma parte dos conselheiros não teria conseguido votar.

A votação em questão foi apertada, 26 contra 28 votos a favor do relatório do Conselheiro Ronaldo Barbosa. O documento não acolheu as reivindicações estudantis que pautavam garantias por parte da UFSC em relação aos estudantes menos favorecidos, principalmente aqueles sem acesso ou com acesso restrito à internet para o acompanhamento das aulas on-line.

Do jeito que está, às aulas não serão obrigatoriamente gravadas gerando perda de conteúdo para quem não puder acompanhá-las em tempo real. A presença em tempo real também é exigida na realização de provas e, para ser aprovado na disciplina, o estudante precisa acompanhar um mínimo de carga horária de maneira síncrona.

A tese de que os professores saberão conduzir essa questão, estarão prontos para atender os estudantes com mais dificuldades e que, em última instância, o corpo discente poderá recorrer ao colegiado do curso não foi bem recebida por estudantes, técnico-administrativos e até alguns representantes docentes.

Segue abaixo lista de nomes e como votaram os membros do CUn em relação ao relatório do Conselheiro Ronaldo Barbosa.

Lista Votantes CUn