16/07/2020

SINTUFSC FAZ DOSSIÊ SOBRE HU E QUER AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL COM ADMINISTRAÇÃO

HU-AudiênciaeDossiê

Equipamento de Proteção Individual (EPI) escasso e de baixa qualidade, acumulo de funções, falta de treinamento para profissionais recém-chegados ou realocados, seguidos plantões com equipe desfalcada, assédio moral, sobrecarga de trabalho, obrigação de levar pijama utilizado no hospital para lavar em casa, confusão de protocolos, falta de testes para profissionais que fazem parte da equipe de diagnosticado com Covid-19 e abertura de leitos de UTI sem pessoal para atendimento são alguns dos problemas enfrentados no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU).

Por isso, nas duas reuniões feitas pela diretoria do Sintufsc com profissionais do HU nos dias 13 e 15 de julho, ficou decidido a elaboração de um Dossiê sobre o HU durante a pandemia de Covid-19 e a realização de uma audiência pública virtual com a reitoria da UFSC, a superintendência do HU e representante da EBSERH para cobrar a responsabilidade deles em relação a segurança dos trabalhadores no hospital.

O Dossiê vai organizar as denúncias feitas pelos profissionais do HU, reportagens publicadas em jornais e sites de notícias sobre o hospital e as medidas tomadas pelo sindicato para proteger os trabalhadores e denunciar a situação dentro da unidade, tudo desde o início da pandemia de Covid-19.

Já o objetivo da audiência pública virtual é esclarecer para a comunidade porque os profissionais de saúde do HU que estão arriscando as próprias vidas na linha de frente do combate ao Covid-19, não estão recebendo o apoio devido por parte da administração do Hospital e da universidade.

RESIDENTES TAMBÉM ENFRENTAM DIFICULDADES

Na segunda reunião (15/07), houve participação da Associação de Pós-Graduandos (APG) da UFSC e de residentes que trabalham no HU que também estão enfrentando dificuldades. Os residentes afastados por suspeita de contaminação são obrigados a compensar essas horas depois e se o afastamento passar de 15 dias, o residente vai para o INSS e tem cerca de 2/3 da remuneração reduzidos.

Outras notícias

Eu sou a UFSC

Vida nova na UFSC

Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi