02/07/2020

JUSTIÇA DETERMINA PONTO COM BIOMETRIA, CATRACA E CÂMERA NA UFSC

Em reunião virtual no último dia 25 de junho, a Reitoria da UFSC informou à diretoria do Sintufsc sobre decisão do TRF4 do dia 9 de abril deste ano que determina a implementação do ponto eletrônico na universidade com leitor biométrico, catraca e câmaras de vigilância. A decisão é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.

A Reitoria garantiu que o ponto eletrônico não será cobrado enquanto durar o período de trabalho remoto na universidade e se comprometeu a passar para a diretoria do Sintufsc um dossiê com as informações que a UFSC enviou ao judiciário sobre a implementação do ponto na universidade e toda a movimentação processual relacionada ao caso.

Outro compromisso da reitoria foi o de, ao confirmar que não há mais possibilidade de recurso na segunda instância, procurar dialogar com o ministro do STF que for designado para relatar o processo.

Diante do exposto, a diretoria do Sintufsc reafirmou que a implementação do ponto eletrônico na UFSC, além de um desrespeito à autonomia universitária, é uma operação político-ideológica empreendida pelas mesmas frentes que procuram desvalorizar os serviços públicos e acabar com a educação pública superior no Brasil.

Link para vídeo no YouTube: https://youtu.be/cn4wiLLffnQ