28/07/2020

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO SINTUFSC

NOVOProgramaCurso

A diretoria do Sintufsc oferece, a partir do próximo dia 4 de agosto, o curso de formação: “O Projeto Educacional Hegemônico e os Principais Desafios para a Universidade Pública”.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, até o próximo dia 03 de agosto. O curso de formação não é limitado à comunidade acadêmica da UFSC e permite a inscrição de estudantes, técnico-administrativos, docentes e demais interessados vinculados à outras instituições.

Os módulos são ministrados ao vivo, sempre a partir das 18h30 e nenhuma taxa é cobrada pela participação. Os links de acesso, materiais de apoio e demais instruções serão enviados para os contatos fornecidos pelos participantes no formulário de inscrição.

Link para inscrição: https://mla.bs/dc27f745

Dividido em seis módulos que serão oferecidos virtualmente, a formação busca fornecer instrumentos teóricos e práticos para compreensão do papel da educação e os desafios enfrentados pelas universidades públicas, no contexto da crise estrutural do capital, buscando propiciar aos agentes sociais institucionais o fortalecimento de formas de enfrentamento destes desafios.

O curso propõe ainda debater sobre os processos de mercantilização e privatização da educação superior em seu estágio atual e sobre a intensificação das formas de precarização das condições de trabalho dos profissionais que atuam na educação.

Veja o cronograma:

Módulo I – O agravamento da crise capitalista, seus rebatimentos para a vida dos trabalhadores e os ataques à educação pública (04/08)
Ministrante: Virgínia Fontes (doutora em Filosofia e professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFF).

Módulo II – Projeto educacional hegemônico e os desafios para a universidade pública: Qual trabalhador o Capital quer formar? (13/08)
Ministrante: Olinda Evangelista (Pós-Doutora em Educação e professora da UNOESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC).

Módulo III – A privatização da Educação Superior (18/08)
Ministrante: Allan Keinji (Doutor em Educação pela UFSC).

Módulo IV – As implicações do Ensino à Distância (25/08)
Ministrante: Julia Malanchen (Pós-doutora em Educação e professora do Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIOESTE.

Módulo V – A precarização das condições de trabalho na universidade: histórico de luta dos TAEs na UFSC (01/09)
Ministrante: Elaine Tavares (doutora em Serviço Social, Técnica-administrativa em Educação da UFSC, jornalista no IELA-UFSC).

Módulo VI – Os atuais desafios impostos aos trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação da UFSC (08/09)
Ministrante: Diretoria do Sintufsc