20/05/2020

SINTUFSC JÁ ENTROU COM MAIS DE 30 AÇÕES INDIVIDUAIS SÓ NO HU

Até esta quarta-feira, 20 de maio, dia nacional do técnico e do auxiliar em enfermagem, o setor jurídico do Sintufsc já entrou com pelo menos 31 ações individuais de trabalhadoras e trabalhadores do HU. Essas ações vão desde reaverbação de tempo de serviço, passando por pedidos de afastamento por vulnerabilidade ao Covid-19, até indenização por desvio de função.

Já as ações coletivas movidas pelo sindicato envolvem pedido de afastamento de todos os vulneráveis (idosos, portadores de doenças, gestantes e lactantes), fornecimento de EPIs (com solicitação de manifestação do Ministério Público Federal a respeito), suspensão dos descontos relativos aos meses de abril e maio de 2020 e afastamento da IN 28/2020 que suspende o pagamento dos adicionais ocupacionais, do auxílio-transporte, do adicional noturno e outras rubricas para aqueles em atividade remota.

Para além do reconhecimento da importância do técnico e do auxiliar em enfermagem, o dia 20 de maio é também uma data de luta contra o descaso das autoridades em relação aos profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19.

A diretoria do Sintufsc orienta os trabalhadores e as trabalhadoras da UFSC a continuarem relatando irregularidades e desrespeitos aos direitos da categoria através da Ouvidoria do Sintufsc, tanto por e-mail (ouvidoria.sintufsc@gmail.com) quanto por Whatsapp (48 9-8482-1253).