20/03/2020

HU ADOTA MEDIDAS PARA ENFRENTAR COVID-19

hu

Diretrizes das direções do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-SC) e da Empresa Brasileira de Gestão Hospitalar (Ebserh) emitidas nos dias 17 e 18 de março, respectivamente, orientam servidores e empregados públicos sobre atividades presenciais, trabalho remoto e afastamentos para combater a pandemia provocada pelo Covid-19.

De acordo com a direção do HU-SC, o objetivo é “diminuir a circulação de pessoas no ambiente hospitalar, em caráter temporário, excepcional e emergencial” e assim minimizar a possibilidade de contágio no Hospital, garantindo tanto a saúde de quem trabalha quanto a daqueles que precisam de cuidados.

Portanto, trabalhadoras e trabalhadores do HU-SC devem consultar a Diretriz – SEI nº 1/2020/SUPRIN/HU-UFSC-EBSERH e a Instrução Normativa-SEI nº 1, de 18 de março de 2020, para saber se precisam se afastar por fazer parte de algum grupo de risco, trabalhar remotamente a partir de quarentena ou obedecer protocolos de segurança para operar de forma presencial no hospital.

O não cumprimento do disposto nos documentos deve ser informado imediatamente à diretoria do Sintufsc pela ouvidoria do sindicato no WhatsApp pelo (48) 9-8482-1253 e por correio eletrônico com o ouvidoria.sintufsc@gmail.com, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

TRABALHADORES DO HU DENUNCIAM FALTA DE EPI

A direção do Sintufsc recebeu reclamações de trabalhadores do HU-SC que relataram falta de equipamentos de proteção individual (EPI). Ao ser questionado por diretores do sindicato, o chefe de gabinete da reitoria, professor Áureo Mafra de Moraes, respondeu que há estoque restrito e dificuldade de acesso a fornecedores, mas garantiu que a direção do Hospital está seguindo todos os protocolos de segurança e fornecendo EPI aos profissionais que necessitam e inclusive para pacientes.

É importante mencionar que um dos pontos da Diretriz – SEI nº 1/2020/SUPRIN/HU-UFSC-EBSERH determina a utilização de máscara específica para algumas atividades:

“17. Utilizar de máscara/respirador N-95/PFF-2 com uso restrito para casos de coleta de exames, aspiração e intubação de pacientes suspeitos de infecção por Covid-19 e nos usos de rotina já implantadas na instituição;”

EXÉRCITO PARTICIPA DE PLANO DE CONTINGÊNCIA DO HU

Ainda de acordo com o chefe de gabinete da reitoria, professor Áureo Mafra de Moraes, o exército foi acionado pela Ebserh para ajudar no Plano de Contingência do HU-SC.

“Foi solicitada uma tenda ao exército para montar um ambiente que permite ampliar atendimentos e, dependendo do caso, evitar que pessoas que procuram a emergência mas não são casos graves tenham que ingressar no hospital e pôr a si mesmas em risco. Como está sendo montado um esquema de ampliação de outros espaços, quando os serviços estiverem prontos será dada ampla divulgação.”