09/03/2020

DIRETORIA FAZ PANFLETAGEM NO RU

Panfleta RU2

Nesta segunda-feira (09/03), a diretoria do Sintufsc e colaboradores da gestão fizeram panfletagem na fila do Restaurante Universitário para explicar aos estudantes os motivos da mobilização das técnicas e técnicos-administrativos em educação prevista para o dia 18 de março.

Entre as informações que mais surpreenderam os estudantes está o corte de quase R$ 20 bilhões no orçamento do Ministério da Educação em 2020.

As universidades federais tiveram uma redução de R$ 7,3 bilhões (14,8%), os Institutos Federais R$ 1,1 bilhão (7,1%), os hospitais e área da saúde R$ 2,9 bilhões e a Capes, responsável por programas de pesquisa e pós-graduação, teve uma redução de R$ 1,4 bilhão.

Houve ainda a redução de 54% do orçamento de infraestrutura para a educação básica. Foram cortados R$ 269,9 milhões dos R$ 500 milhões previstos inicialmente.

Na UFSC, o corte representou uma redução de 7,66% em relação ao orçamento de 2019, retirando da universidade um total de R$ 118,27 milhões e diminuindo investimentos em ensino, pesquisa, extensão e permanência estudantil.

Ao mesmo tempo, o governo destina quase 40% de tudo que arrecada para o pagamento da dívida pública que nunca passou por auditoria como manda a constituição. Só em 2019, Bolsonaro pagou mais de R$ 1 trilhão em juros em amortização da dívida para banqueiros.