16/03/2020

COMUNICADO DA DIREÇÃO FRENTE AO CORONAVÍRUS

Frente a pandemia e o crescente número de casos de infectados pelo novo corona-vírus (Convid-19), o alto-risco de contágio e os cancelamentos de atividades já declarados por instituições de ensino, entidades representativas e governos municipais, estaduais e federais pelo Brasil, e diante da posição da reitoria de manter as atividades dos Técnicos Administrativos e Terceirizados, desconsiderando recomendações médicas epidemiológicas para conter a propagação da epidemia e colocando em risco a vida de seus trabalhadores, seus familiares e os cidadãos da cidade, a direção do SINTUFSC esteve reunida na tarde desta segunda-feira (16/03) e decidiu:

– DISPENSAR os funcionários do Sindicato para realização presencial das atividades administrativas (as urgências serão encaminhadas remotamente);
– SUSPENDER as reservas dos salões e espaços do sindicato por tempo indeterminado;
– ADIAR, por tempo indeterminado, a data do Festival de Abertura do Campo de Futebol do Sintufsc 2020 – Taça Marta Vieira da Silva –, agendado para o dia 20/03/2020;
– Reivindicar do Estado investimentos em saúde e segurança dos trabalhadores, garantia de abastecimento e medidas de contenção da epidemia. Pela revogação da EC 95 já!
– Manter a paralisação das atividades no dia 18/03/2020, Greve Nacional em Defesa do Serviço Público, sem a presença em atos de rua, com mobilização virtual denunciando a política de desmonte de serviço público do atual governo.

A reunião foi suspensa às 16h e os diretores seguiram ao gabinete do reitor para reivindicar a suspensão imediata de todas as atividades administrativas da UFSC , incluindo aquelas desenvolvidas por funcionários terceirizados e estagiários, resguardadas as atividades essenciais para manutenção das condições de vida frente a epidemia em condições de trabalho favoráveis a diminuição dos riscos de contaminação.

Decidimos que, caso a reitoria se mantenha intransigente, a Assembleia prevista para amanhã, 17 de março, às 13:30, será mantida com proposta de alteração de pauta para discussão da situação da universidade na epidemia e ações estratégicas para salvaguardar a saúde e segurança de todos os trabalhadores da universidade. Medidas de precaução serão adotadas para diminuir os riscos de contágio na atividade, que serão divulgadas em breve.

Um novo comunicado será emitido pela direção, com informações referentes a situação da UFSC e do nosso movimento. Fique atento!

Neste momento de defesa da Saúde assim como o bem estar de todos, temos que nos unir ainda mais, pois juntos somos mais fortes!