04/02/2020

SINTUFSC DEBATE CISSP DEMOCRÁTICA

Os diretores do Sintufsc, Renato Milis e Luiz Artur de Oliveira foram recebidos na manhã desta terça-feira (04/02) pela pró-reitora de gestão de pessoas, Carla Búrigo, e pelo diretor em exercício do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Tiago Aurélio Alves. Na pauta do encontro, sugestões do sindicato para alterar a portaria 151/2018/GR que cria e regulamenta a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da UFSC.

As observações do sindicato foram bem recebidas pelo representante do DAS e a pró-reitora se comprometeu a chamar nova reunião da comissão que elaborou a portaria para rediscutir o assunto. Além do Sintufsc e do próprio DAS, a comissão também conta com participação da Apufsc Sindical que representa o corpo docente da universidade.

Para a direção do Sintufsc, a CISSP da UFSC precisa ser eleita por técnicas e técnicos-administrativos, professoras e professores. Outro ponto diz respeito à democracia interna da comissão que precisa ser respeitada, tanto na eleição para o presidente quanto na votação por maioria simples quando não houver consenso entre os membros.

Outra possibilidade de mudança da portaria debatida na reunião desta terça-feira foi a criação de uma comissão única para toda universidade, desde que garantida a representatividade de todos os campi da UFSC.

Do jeito que está, a portaria cria uma comissão formada por dezoito pessoas, nove titulares e nove suplentes indicados pela reitoria, pela Apufsc e pelo Sintufsc. Além disso, o presidente da comissão, que tem a palavra final quando não há consenso, é indicado pela reitoria.

O QUE É CISSP?

A criação da CISSP na UFSC permitirá que as servidoras e os servidores contribuam com a regulação das atividades laborais na universidade na medida em que abre um espaço institucional de negociação com a administração para a realização de mudanças no ambiente e organização do trabalho com foco na prevenção de acidentes e agravos à saúde.