21/02/2020

ASSEMBLEIA APROVA INDICATIVO DE GREVE

Em assembleia geral realizada na quinta-feira (20/02), as técnicas e os técnicos-administrativos da UFSC aprovaram indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de março.

Durante a análise de conjuntura, as trabalhadoras e os trabalhadores fizeram falas contra as PECs 186, 187 e 188, a reforma administrativa, a MP 914, o ofício n°8/2020 do MEC e o ponto eletrônico, mas também defenderam a jornada de 30 horas para todos, as instâncias recursais, a luta pelos direitos das mulheres, a greve nacional dos petroleiros e a autonomia universitária.

Ainda durante a assembleia foi eleita a delegação que vai representar o Sintufsc na Plenária Nacional da Fasubra que acontece nos dias 13, 14 e 15 de março, em Brasília.

Além de Giana Laikovski, que vai à Plenária como representante da diretoria, foram eleitos titulares – Karine Kerr, Simone Valentini, Jorge Balster e Humberto Martins – e suplentes – Camilla Ferreira, Vera Silva, Kelvin Novakoski e Micael Salton.

A delegada Yasmim Pereira Yonekura, eleita na assembleia, se declarou impossibilitada de ir à Brasília por outros compromissos. Por isso Simone passa a ser a delegada titular e Vera passa à suplência.

Outra decisão importante foi a realização de um ato público na UFSC no dia 9 de março para convocar o restante da comunidade acadêmica a entrar na luta contra os ataques do governo à educação.

O sindicato deve ainda cobrar das entidades representativas dos professores e estudantes da UFSC, um posicionamento em relação aos ataques que a universidade vem sofrendo.

Por fim, as trabalhadoras e trabalhadores decidiram realizar assembleia específica para deflagração definitiva da greve, apoiar o companheiro Fernando com audiência marcada para o dia 4 de março, às 16h15, na Justiça Federal, apoiar a construção da jornada do dia 8 de março junto com o movimento 8M e repudiar o feminicídio de Elenir de Siqueira Fontão morta a facadas pelo ex-companheiro no banheiro da escola estadual básica Januária Teixeira da Rocha, no bairro Campeche, em Florianópolis.