Roque Oliveira Bezerra

roqueNascido e criado em Florianópolis, Roque Oliveira Bezerra, é profissional da área de tecnologia da informação. Atualmente trabalha no Núcleo de Processamento de Dados (NPD), como Analista de Tecnologia da Informação. Tem uma boa ligação com a UFSC. Fez graduação e está fazendo mestrado em engenharia de controle e automação aqui.
“Durante a faculdade eu fiz estágio no NPD. Já conhecida o ambiente e as pessoas. Foi meu chefe quem me avisou do concurso”. Com experiência em algumas empresas privadas da cidade, Roque prestou o concurso e estava trabalhando quando foi chamado. “Pedi demissão na empresa e vim trabalhar na UFSC”.
No NPD, Roque é um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas em uso na UFSC e pela manutenção dos já existentes. “Usamos a tecnologia da informação de forma estratégica em prol da universidade. Tentamos tornar os processos mais eficientes. O que antes era feito na mão, no papel, nós informatizamos”, explica.
Desde que foi admitido, há um ano e meio, Roque participou do desenvolvimento de vários sistemas para alguns setores e departamentos da universidade como, por exemplo, reitoria, diretoria de convênios financeiros, Pro-Infra, departamentos de convênios estrangeiros, reformulação do sistema acadêmico da graduação e pós-graduação, entre outros. “Já fiz alguma coisa importante para a instituição. Me sinto gratificado por isso”, ressalta.
O servidor acredita na importância dos estudos e na continuidade de mantê-los. “Eu sempre gostei da estrutura da UFSC e sou muito grato pela graduação que eu fiz aqui e as oportunidades que me proporcionou”, conta. Depois de completado o mestrado, Roque pensa no doutorado e também em completar o outro curso que iniciou, administração na Udesc, que se viu obrigado a trancar para concluir o mestrado.
“Quero continuar na UFSC onde tenho boas oportunidades de estudar enquanto trabalho”, explica. “Os cursos do Centro Tecnológico, da onde pertence o de computação, são de excelência. A UFSC tem uma grande importância para a cidade e o Estado, formando profissionais e fomentando a pesquisa nessa área”, destaca.
Sobre o Sintufsc, o servidor, ainda não sindicalizado, diz que conhece o trabalho do sindicato e reconhece que é muito importante. “Os aumentos salariais que tivemos foi graças à influência deles. Tenho grande respeito pelo trabalho do sindicato”, reconhece o trabalhador que completa dizendo que o servidor público, pelo menos no seu setor, trabalha tanto quanto qualquer outro. “Temos aqui pessoas muito competentes”, finaliza Roque.

Isabel Maria da Silva

Isabel Maria da Silva, mais conhecida como Bel pelo colegas do Hospital Universitário, é natural de Florianópolis e foi criada na Costeira do Piraj + Mais

katia

Kátia Denise Moreira