20/03/2009

Campanha pela jornada de trabalho de 30 horas para a enfermagem

A histórica luta pela redução da jornada de trabalho para os trabalhadores da Enfermagem está novamente em cena. Está tramitando no Congresso Nacional um Projeto de Lei que emenda a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem 7.498/86 estabelecendo a jornada de 30hs/semanais para os profissionais de enfermagem.

É uma luta extremamente importante para garantir boas condições de trabalho, em especial para os trabalhadores de enfermagem (Enfermeiras(os), Técnicas(os) e Auxiliares) que são essenciais na organização e funcionamento de todos os serviços de saúde. Essa luta também interessa a toda a sociedade pois o trabalho da enfermagem tem forte impacto na qualidade do cuidado em saúde, uma vez que são estes profissionais que permanecem na assistência durante as 24 horas, nos 365 dias do ano. Estes profissionais estão expostos, diariamente, a riscos biológicos e químicos, ao estresse físico e emocional e a tantas outras condições insalubres.

A Jornada de 30 horas é uma luta pela valorização e dignidade dos trabalhadores da Enfermagem, maior força de trabalho na saúde – mais de um milhão e trezentos mil no Brasil – e responsáveis por grande parte das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. A Jornada de 30 horas é uma necessidade.

As Entidades de Enfermagem de Santa Catarina estão se mobilizando para sensibilizar parlamentares, autoridades nacionais, estaduais e municipais acerca da importância desta reivindicação. Conclamamos todos os Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina para que votem no PROJETO DAS 30 HORAS SEMANAIS, SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO.
É preciso que todos os trabalhadores estejam atentos e participem das mobilizações. CONFIRA O CALENDÁRIO:

24/03/2009 – 13:50 Manifestação no Plenário Durante a Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Duração: 10 minutos)

25/03/2009 – Ato Público da ENFERMAGEM BRASILEIRA PELA APROVAÇÃO DA LEI DAS 30 HORAS – CONGRESSO NACIONAL – Auditório Nereu Ramos

INFORMAÇÕES

ABEN-SC – 3223 1482
COREN-SC – 3224 9091
SINDSAÚDE – 3222 4552
SINDPREVS-SC – 3224 7899

Outras notícias

Eu sou a UFSC

Vida nova na UFSC

Sintufsc

sintufsc © todos os direitos reservados

Siga-nos:
Agência WEBi